James Charles Instant Influencer


Bitsmag
James Charles

Guru da maquiagem lança programa reality

Se existe uma história na internet mais representativa de uma rápida e efetiva volta por cima é a do influenciador de maquiagem James Charles. Com 20 anos ele já viu o sucesso estrondoso de quem tem milhões de seguidores nas redes sociais e experimentou o gosto amargo de uma humilhação de escala mundial quando uma youtuber vingativa tentou armar seu cancelamento.

Em maio James Charles foi o primeiro youtuber de maquiagem a ser convidado para o disputadíssimo jantar beneficente do museu Metropolitan de N.York, o Met Gala. Em abril ele já havia inundado a internet com looks bem audaciosos de sua presença no festival Coachella

Ainda em maio, dois dias depois do Met Gala, a tal youtuber revoltada (that who shall not be named…) porque James Charles havia mencionado em seu Instagram um produto concorrente ao seu, fez um vídeo com acusações homofóbicas, tentando arruinar a carreira do primeiro homem a ser embaixador de uma marca de cosméticos, a Cover Girl. 

Depois de uma semana em que James pediu desculpas publicamente a essa mulher, sem ter a menor obrigação de fazê-lo, o influenciador virou a mesa com um vídeo bombástico onde rebateu todas as acusações, incluindo a denúncia homofóbica da mulher que tentava acusar o rapaz de 19 anos de “predador sexual”, citando um garçom de um restaurante. Tal garçom fez um vídeo rebatendo as acusações da mulher, dizendo que na verdade era ele quem procurava James e que era bissexual. 

Infelizmente pelo que se viu a maioria da comunidade de beleza no mundo é homofóbica e tem gente que ainda “odeia” James Charles por conta das acusações criminosas da ex-amiga dona de casa. 

Por conta desse escândalo James perdeu cerca de 3 milhões de inscritos em seu canal em uma semana, enquanto a mulher ganhou mais de 5 milhões de inscritos, apesar de estar perdendo esse público sistematicamente desde maio. 

Além de perder os inscritos, os quais já voltaram a se inscrever, James cancelou a turnê que faria pelos Estados Unidos e também em outros países. 

Mais sobre James Charles e sobre beleza…

  1. Metropolitan Museum 2020
  2. Alyssa Edwards x Anastasia
  3. Expo de Rei Kawakubo no museu Metropolitan
  4. Passarela Virtual GCDS
  5. Pat McGrath desenvolve linha especial para show do Met
  6. Looks das festas pré e pós Met Gala
  7. UnREAL é metaprograma sobre competição de namoro

No entanto ele continuou fazendo seus vídeos de maquiagem, sempre com um viés artístico e agora acaba de lançar uma corrida para definir os competidores de seu reality de maquiagem, James Charles Instant Influencer, produzido pelo YouTube Originals. 

O programa deve ter uma estrutura parecida com a de Project Runway e poderá ser visto no próprio canal de James Charles. Seis competidores vão disputar um prêmio de 50 mil dólares. A exibição será realizada em quatro partes sem custo nenhum para sua audiência que hoje consiste em mais de 16 milhões de inscritos.  

Desenvolvido por James em parceria com o YouTube Originals e a Brian Graden Media, o programa pretende mostrar um retrato fidedigno da comunidade de beleza do YouTube. 

James é evidentemente o apresentador do programa e produtor executivo. Entre os jurados estarão várias celebridades do meio, mas ainda não foram definidas. 

A data de estreia ainda não foi divulgada mas o programa deve ser lançado no primeiro semestre de 2020. 

Bitsmag