Advertisements

Met Gala 2020 – About Time: Fashion and Duration estreia em maio

Bitsmag
Metropolitan Museum 2020
Surreal, 1980. Foto © David Bailey

Metropolitan anuncia tema da exposição de moda e do Met Gala de 2020

O Metropolitan Museum of Art de N.York anunciou o tema e os patronos do Met Gala para a exibição de moda de 2020. De 7 de maio a 7 de setembro de 2020 o museu, que está completando 150 anos, estará exibindo a mostra About Time: Fashion and Duration. No dia 4 de maio acontece o baile The Met Gala que tem como patronos nesta edição Meryl Streep, Emma Stone, Nicolas Ghesquière, Lin-Manuel Miranda, além de Anna Wintour.

A mostra de 2020 faz um apanhado histórico da moda, mostrando a trajetória de um século de vestimenta, de 1870 até os dias de hoje. Como inspiração o curador Andrew Bolton cita o filósofo Henri Bergson que criou o conceito de “la duré”, de tempo que flui, acumula e é indivisível. A mostra vai exibir vestimenta que gera associações temporais entre passado, presente e futuro.

O conceito é também desenvolvido através de textos de Virgínia Woolf que será colocada como uma “ghost narrator”, uma narradora fantasma. O escritor Michael Cunningham, que ganhou o prêmio Pulitzer de ficção pelo romance As Horas, cuja adaptação para o cinema rendeu o Oscar de melhor atriz a Nicole Kidman, em 2003. Inspirado na Mrs Dalloway de Virgínia Wollf, o escritor está preparando um conto especialmente para o catálogo da exposição.

Met Gala no Bitsmag…

  1. Expo de Rei Kawakubo no museu Metropolitan
  2. James Charles produz reality show de maquiagem
  3. Pat McGrath desenvolve linha especial para show do Met
  4. Looks das festas pré e pós Met Gala

About Time: Fashion and Duration vai empregar flashbacks e fast-fowards para mostrar o caráter efêmero da moda e como ela pode ser linear e cíclica ao mesmo tempo. Sendo assim a exposição vai mostrar uma narrativa contínua da moda durante os 150 anos do museu Metropolitan.

Estarão na mostra cerca de 160 exemplos de moda feminina desde 1870, o ano em que o Metropolitan foi fundado. A maioria das peças fazem parte do acervo do museu.

Além da cronologia tradicional a mostra terá momentos de contraposição. A ideia é contrapor peças de antiquário com a moda recente. Então uma vestimenta do final do século 19 estará ao lado de uma peça de vanguarda, de Alexander McQueen ou Comme Des Garçons.

No final da exposição haverá uma seção contemplando o futuro da moda, envolvendo debates sobre longevidade e sustentabilidade.

Advertisements
Bitsmag