Durante o fechamento temporário o Met disponibiliza documentários e óperas, além de tour pelas obras
Em tempos de isolamento social e muita internet é bom tentar fugir um pouco das notícias e procurar o que há de mais interessante nas redes. Com o abrupto fechamento temporário do Metropolitan de N.York a instituição chama atenção para suas atividades online e anuncia novidades neste momento de resguardo.
O site oficial já é cheio de boas experiências. É possível fazer tour de 360 graus pelo museu, há publicações e atividades educacionais. O novo conteúdo traz programação interativa, performances, bate-papos com curadores, artistas e educadores, tudo na intenção de unir a comunidade global para compartilhar o poder da arte e da cultura sob as lentes da coleção do The Met.
Esta sexta, 3 de abril, às 19 horas (horário de N.York) será possível conferir a ópera americana The Mother of Us All, com música de Virgil Thompson e libreto de Gertrude Stein. O stream acontece nas páginas oficiais do museu no YouTube e Facebook. A ópera, que foi apresentada no Metropolitan no início do ano, é uma colaboração entre a Filarmônica de N.York e a The Juilliard School. A ópera será apresentada sem cortes.
No sábado, 11 de abril, às 19 horas (horário de N.York) acontece a premiere do documentário Gerhard Richter: Painting After All que foi exibido junto com a exposição do artista alemão na filial The Met Breuer do Metropolitan. O documentário estará disponível no site do The Met até o início de julho.
Metropolitan Museum de N.York
Atividades para crianças também poderão ser acessadas online como cotação de histórias e aulas sobre o acervo do museu. Curadores, artistas e colecionadores estarão conversando sobre assuntos relacionados ao acervo e exposições. Livros e publicações do museu estão no site e podem ser baixados gratuitamente.
O Metropolitan está nas redes e lança hashtags que levam a destaques. Nas últimas semanas as redes sociais do museu tem contado com um aumento significativo de engajamento: 95% de aumento no instagram, 57% no Twitter e 17% no Facebook. A página do Met também teve seu tráfego aumentado m 75,6% com engajamento principalmente nas páginas das coleções do museu. Vídeos e páginas infantis aumentaram de audiência em 1098%.
As hashtags para conferir novidades do Met nas redes são #AllByYourShelf, #CuratorTag, #CuratorChat e #MuseumCrushMonday que destaca algum outro museu.