Grife Comme des Garçons é tema de retrospectiva e baile no museu novaiorquino
[wysija_form id=”2″]
Já não era sem tempo! A gala anual do museu de arte Metropolitan de N.York tem como homenageada em 2017 a estilista japonesa Rei Kawakubo. Responsável pela grife Comme des Garçons, a estilista é também dona do mercado de roupas Dover Street Markets que tem filiais em Londres, N.York, Tóquio e Pequim.
Esta é a segunda vez que o Metropolitan vai homenagear um estilista de moda ainda em vida. O primeiro foi Yves Saint Laurent, em 1983.
Rei Kawakubo fundou a Comme des Garçons em Tóquio, em 1973. A grife mostra suas coleções na Paris Fashion Week desde os anos 80. Avessa a entrevistas a estilista é uma das grandes forças da indústria.
Segundo a biografia da estilista no site do Metropolitan o império de Kawakubo combina uma forma de trabalhar socialista inspirada na fabricação em massa e um desejo quase fanático de tratar do tema “vestimenta” como um produto em constante transformação e resultado de seu ambiente sócio cultural. Neo-realismo e futurismo fazem parte das coleções de passarela e da publicidade da marca.
A estilista tem sua cadeira honorária na festa de Gala, dia 1º de maio de 2017, ao lado de Katy Perry, Pharrell Williams e, claro, a editora da Vogue, Anna Wintour. Uma das mais vanguardistas estilistas de moda da atualidade, Rei Kawakubo como tema é uma incógnita. O que os convidados vão inventar segundo essa temática?
Kawakubo é considerada “anti-moda” e suas criações não são comumente vistas em tapete vermelho.
A estética altamente conceitual e desconstruída de Rei Kawakubo deve inspirar um show espetacular, mas também muitos equívocos no tapete vermelho. Já a retrospectiva é imperdível.
Entre as mostras recentes de moda no Metropolitan Museu of Art de N.York estão China: Through the Looking Glass, Alexander McQueen: Savage Beauty, e Manus x Machina dedicada à intersecção de moda e tecnologia.
Veja abaixo o desfile da mais recente coleção da Comme de Garçons: