Exposição de Jean Paul Gaultier roda o mundo

Bitsmag

jean-paul-gaultier.jpg

Em Montreal retrospectiva de Jean Paul Gaultier remonta a 40 anos de carreira do revolucionário estilista francês

jean-paul-gaultier.jpg

Em Montreal retrospectiva remonta a 40 anos de carreira do revolucionário estilista francês

A exposição de Alexander McQueen é realmente um sucesso estrondoso no Metropolitan de N.York com um público que ultrapassa 150 mil pessoas, um recorde desde a exposição de desenhos de Van Gogh em 2005.

Em Montreal, no Canadá, outro grande nome da moda mundial expõe num museu de arte suas criações: Jean Paul Gaultier. A mostra The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk, no Museu de Belas Artes, é a maior retrospectiva do designer até hoje e a pré-estreia contou com mais de 2000 fãs que fizeram fila por horas em frente ao museu, tentando ver um pouco do show e, quem sabe, fazer uma foto daquele que é considerado o “enfant terrible” da moda.

Gaultier sempre se inspirou na moda que vem das ruas e por toda sua carreira vem criando peças belíssimas misturando atitude e suavidade. Na abertura para convidados o designer francês agradeceu ao público presente ao lado da uma de suas musas, a ex-modelo Farida Khelfa e disse que a palavra “retrospectiva” soa como velório e ele ainda não se sente morto.

A exposição mostra peças de prêt-à-porter e alta-costura de quatro décadas da carreira de Jean Paul Gaultier e é dividida em temas como “selva urbana” ou  “punk cancan”, entre outros. Entre as peças escolhidas pela curadora Nathalie Bondil estão o espartilho em forma de cone imortalizado por Madonna e as blusas transparentes cobertas de estampas de tatuagens.

Um dos trunfos da mostra The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk são os manequins criados pelo cenógrafo Denis Marleau, um dos melhores do Canadá. Os manequins têm rostos tão expressivos que alguns visitantes da exposição acharam que fossem pessoas de verdade.

Nathalie Bondil disse à imprensa que quis fazer uma retrospectiva de Gaultier por sua grande humanidade. Ela considera as criações do designer francês revolucionárias no que diz respeito à confecção e a criatividade e as coleções são marcadas por sua visão aberta da sociedade, mostrando um mundo sem discriminação, sensível, louco e engraçado onde qualquer um pode viver abertamente sua identidade. 

The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk fica em cartaz em Montreal até outubro e depois será vista nas cidades de Dallas, São Francisco, Roterdam e Madri.

Galeria de fotos (clique na imagem para abrir a galeria):

{gallery}estilobits/gaultier{/gallery}

 

 

Bitsmag