Retrospectiva da artista japonesa segue para São Paulo em agosto
Retrospectiva da artista japonesa segue para São Paulo em agosto
Mestre na arte do autorretrato, a artista plástica Mariko Mori, que trabalha com vídeo, fotografia e instalações, começou a desenvolver sua expressão através da moda. Antes de ser reconhecida como artista, Mori foi modelo em Tóquio, sua cidade natal, e estudou moda em Londres. Hoje vivendo em N.York, cidade que ela considera o museu do mundo, Mariko Mori tem peças em acervos de algumas das mais prestigiosas instituições de arte do mundo, como o MoMA de N.York, o Centro Georges Pompidou de Paris, a Fundação Prada de Milão e o Museu Guggenheim.
Os cariocas têm apenas esta semana, até domingo, 10 de julho, para ver os autorretratos de Mariko Mori no CCBB, onde ela interpreta diferentes papéis, vivendo vários padrões femininos. A exposição Oneness, uma retrospectiva, reúne dez trabalhos de Mariko Mori entre instalações, vídeos, fotografias e esculturas, sempre discutindo a interação entre a cultura ocidental e oriental.
O curador Nicola Goretti escolheu os trabalhos que estão em exposição no CCBB Rio e que ficarão expostos em São Paulo de 22 de agosto a 23 de novembro.
A nave Wave UFO, que fica no térreo do CCBB Rio, tem sido a instalação de maior destaque da exposição. Apenas três pessoas podem entrar na nave, a cada vinte minutos. Para entrar na instalação é preciso ter uma senhas e o melhor horário para conseguir senhas sem grandes filas é de manhã. Dentro da nave Wave UFO eletrodos são colocados nos espectadores e estes projetam no teto da instalação o estado emocional das pessoas através de formas e cores.
A instalação Oneness, que dá nome à retrospectiva, é bastante emocionante. Seis alienígenas confeccionados em Technogel reagem ao toque dos visitantes. Para interagir com esta instalação também é necessário ter senha.
Alguns dos primeiros trabalhos de Mariko Mori também estão em exposição no CCBB, como o vídeo Miko no Inori, de 1996, onde a artista, vestida de fada cibernética, manipula uma bola de cristal no saguão do aeroporto de Osaka.
As obras de Mariko Mori, além do conceito elaborado na reflexão entre a cultura ocidental e a oriental, espelham o sonho futurista, expressado em bem planejados figurinos e cenários, além de esculturas que envolvem materiais plásticos e jogo de luz.
Obras expostas:
WAVE UFO * – 1999/2002
Acervo: PinchukArtCentre (Kyiv, Ucrânia)
Dimensão: 493 x 1134 x 528 cm / Peso: 6 toneladas
Material: Brainwave interface, Vision Dome, Projeção, Sistema de computação, fibra de vidro, Technogel®, acrílico, fibra de carbono e alumínio
*Wave UFO – É permitida a interação de três pessoas a cada 20 minutos, sendo distribuídas seis senhas a cada 20 minutos, a partir das 9h. É proibida a entrada na obra de menores de 6 anos. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de um adulto.
ONENESS ** – 2003
Acervo: PinchukArtCentre (Kyiv, Ucrânia)
Dimensão de cada figura: 135 x 75,6 x 37,4 cm
Material: Technogel®, acrílico, molde de alumínio e magnésio
**Oneness – É permitida a interação de seis pessoas a cada 15 minutos. Senhas distribuídas a cada 15 minutos, a partir das 9h.
TRANSCIRCLE 1.1 meter – 2004
Acervo: Mori Art Museum (Tóquio, Japão)
Dimensão de cada estátua: 110 x 56 x 34 cm (x9 estátuas)
Marterial: Corian Stone, LED, control system
Base de Madeira: produzida no Brasil
Material da base: White pea gravel, mármore de Carrara
EMPTY DREAM – 1995 (2010 – copy)
Acervo: Mariko Mori Studio (Nova Iorque, EUA)
Dimensão: 732 x 275 cm
Material: Cibachrome Print with glass interlayer
ALAYA DRAWINGS – 1998 (10 trabalhos)
Acervo: Fundação Prada (Milão, Itália)
Dimensão: cada desenho: 37 x 56.5 cm (10 desenhos)
MIRACLE – 2001 (6 desenhos)
Acervo: SCAI The Bathhouse (Tóquio, Japão)
Dimensão: cada elemento: 69 cm diâmetro / Peso: 136 kg
Material: Cibachromes, diachronic glass, cristais de sal, 33 bolas de gude, bolas de cristal
WAVE UFO MODEL– 2002
Acervo: SCAI The Bathhouse (Tóquio, Japão)
Dimensão: 40.6 x 40.6 x 96.5 cm
Base: elíptico 100 cm x 65 x 45 cm
Material: Lucite
DREAM TEMPLE DOC – 1999
Acervo: Mariko Mori Studio (Nova Iorque, EUA)
Material: Vídeo
KUMANO VIDEO – 1998
Acervo: Mariko Mori Studio (Nova Iorque, EUA)
Material: Vídeo
{youtube}Bwl6G9L6bk8{/youtube}MIKO NO INORI VIDEO – 1996
Acervo: Deitch Gallery (Nova Iorque, EUA)
Material: Vídeo
{gallery}artes/mariko-mori{/gallery}