

















Coleção Sympoiesis é uma homenagem sustentável aos oceanos
A mais recente coleção de Iris van Herpen, Sympoiesis é uma profunda exploração da nossa relação simbiótica com os oceanos. O desfile iniciou com uma reinterpretação da Serpentine Dance de Loie Fuller, estabelecendo um tom de movimento etéreo e poder natural. Van Herpen enfatizou a urgência de cuidar do maior e mais misterioso ecossistema do nosso planeta.
Van Herpen, como sempre, apresentou design inovador, incluindo um “look vivo” adornado com 125 milhões de algas bioluminescentes, um testemunho do compromisso de van Herpen em desafiar limites e colaborar com cientistas.
Mais desfiles:
Outras peças notáveis apresentaram Spiber Brewed Protein (um biomaterial derivado da cana-de-açúcar fermentada) em vestidos de noiva de alta complexidade e criações inspiradas em criaturas marinhas híbridas, incorporando “tecido aéreo”, asas plissadas e brânquias em cascata.
Um impressionante vestido de seda revestido de resina simulava uma onda em espiral, desafiando a gravidade, enquanto outros em malha metálica fina evocavam corais desgastados.
Em colaboração com a Rombaut para sapatos sem salto, van Herpen buscou não imitar a natureza, mas sim promover uma consciência e relações mais profundas com o meio ambiente através de sua coleção meticulosamente elaborada e instigante.