
Documentário fala de mais um empresário abusivo no mundo da moda
O documentário da Netflix, Desastre Total: A Seita da American Apparel, revela a realidade por trás da imagem hipersexualizada e controversa da marca American Apparel e seu fundador problemático, Dov Charney. O filme expõe uma cultura de trabalho abusiva, marcada por alegações de má conduta sexual, exploração e a manipulação de Charney sobre os funcionários.
Antes uma das principais fabricantes de vestuário dos EUA, conhecida por suas peças básicas “confeccionadas de forma ética” e sua estética indie sleaze, o sucesso da American Apparel estava intrinsecamente ligado às alegadas transgressões de Charney que, segundo o documentário, foram transformadas em bem sucedidas campanhas de marketing.
Mais documentários no streaming:
A produção narra a ascensão e queda da empresa, culminando em sua falência devido à crescente conscientização pública sobre as ações de Charney. Embora ele tenha se envolvido em novos projetos como a Los Angeles Apparel e supostamente colaborado com a marca Yeezy de Kanye West, a American Apparel, agora sob nova direção e produzindo fora de Los Angeles, paradoxalmente trouxe de volta suas infames campanhas de “pedo-marketing” em outdoors, remetendo a um passado perturbador.
Veja o trailer: