Vice is Broke aporta no Mubi


Bitsmag

Documentário mostra retrato tendencioso mas relevante do fanzine canadense que se tornou conglomerado de mídia

Uma boa dica de documentário que acaba de estrear no streaming é Vice Is Broke. O filme, atualmente disponível na plataforma Mubi, é dirigido pelo versátil Eddie Huang que é chef mas aqui faz as vezes de cineasta. Vice Is Broke é um retrato bastante pessoal sobre a vivência do diretor como parte do staff da Vice.

Problemático e ao mesmo tempo engraçado, o filme tem cenas antológicas da redação da Vice, desde os primórdios em Montreal nos anos 90.

Para quem não conhece, Vice começou como um fanzine canadense fundado em 1994. A revista evoluiu, mudou para os Estados Unidos em 1999 e se tornou uma das publicações mais conhecidas sobre tendências de comportamento nos anos 2000 até se transformar num conglomerado de mídia avaliado em bilhões de dólares, tudo isso em menos de trinta anos. No entanto, seis anos após ser considerada uma empresa bilionária, em 2017, acabou pedindo falência em 2023.

Vice is Broke é problemático porque é altamente tendencioso. Eddie Huang não recebeu royalties aos quais tem direito por conta de seu programa na Viceland, a divisão de vídeo da Vice. Sendo assim Huang tece vários julgamentos e críticas ao CEO e um dos fundadores da Vice, Shane Smith, o qual não aparece no filme.

Ao mesmo tempo, Eddie Huang se rasga de elogios e admiração por Gavin McInnes que, ao lado de Shane Smith e de Suroosh Alvi, foi fundador da Vice. McInnes hoje é uma das maiores vozes da extrema direita mundial, fundador do execrável grupo extremista Proud Boys que inclusive apoiou a invasão do Capitólio em seis de janeiro de 2021, onde morreram cinco pessoas e várias ficaram feridas.

McInnes aparece no documentário em conversa informal com Eddie Huang. Bom deixar claro que McIness saiu da Vice em 2007 e vendeu suas ações na empresa, muitos anos antes de sua radicalização política.

A Vice colocava pautas interessantes e surpreendentes e se destacava da mídia tradicional. Em 2014 a Vice produziu um documentário na Coréia do Norte, The Hermit Kingdom, parte de sua parceria com a HBO (veja abaixo). A matéria foi conduzida pelo repórter Ryan Duffy que acompanhou um time americano de basquete e o craque Dennis Rodman a uma viagem ao país de Kim Jong Un.

Desde que entrou com o processo de falência em 2023 a Vice Media Group está tentando se reerguer. A empresa foi vendida para um consórcio de credores, liderado pela Fortress Investment Group e sua reestruturação está em curso. Algumas de suas marcas foram descontinuadas, como a Vice News Tonight e a Vice World News e foram realizadas demissões em massa. O foco hoje é na produção de conteúdo para outras plataformas como o YouTube e as redes sociais.

Mesmo sendo tendencioso, Vice is Broke é essencial para entender um pouco sobre o caótico estado das coisas em termos de mídia e jornalismo no mundo atual.

Vice Is Broke não é o único documentário que mostra a trajetória da Vice. It’s Not Funny Anymore: Vice to Proud Boys é um filme produzido pela CBC, a estatal canadense de TV. O documentário foca na trajetória de Gavin McInnes de fundador da revista progressista Vice a voz da extrema direita.

Confira o trailer de Vice Is Broke e o episódio da série Vice News na Coreia do Norte.

Bitsmag