Série australiana The Newsreader repensa os anos 80 numa redação de jornal de TV


Bitsmag

Seriado da plataforma de streaming Universal caminha para terceira temporada

Eu sou muito fã de filmes e seriados australianos. The Newsreader está na plataforma de streaming Universal e tem como pano de fundo uma redação de noticiário de TV dos anos 80 na Austrália. 

Uma criação de Michael Lucas, a série The Newsreader tem Anna Torv, conhecida pelo seriado Mindhunter, como a âncora Helen Norville e Sam Reid como Dale Jennings, um novato jornalista. Sam Reid faz o vampiro Lestat na versão recente em seriado de Entrevista com o Vampiro (Primevideo). 

The Newsreader fala dos bastidores da redação do noticiário televisivo fictício News at Six com o pano de fundo de grandes acontecimentos daquela década. A explosão da Challenger, Chernobyl, a AIDS e o crash da bolsa em 1987, conhecido como Black Monday, são alguns desses eventos.

Bons seriados? Nossas recomendações…

  1. Emmy 2013

O seriado é um grande sucesso desde sua estreia e já ganhou vários prêmios. Foram lançadas duas temporadas (2021 e 2023) e uma terceira está sendo produzida. A produção é de época, mas o tratamento é bastante atual, refletindo sobre questões muito ventiladas nos dias de hoje como feminismo, etarismo e homofobia, além de ética no jornalismo.

Helen Norville é uma profissional que nos anos 80 tinha um papel proeminente e estava à frente das mulheres de sua idade naquela época. O roteiro mostra Helen em situações onde é discriminada, onde é considerada uma pessoa “difícil”, sendo que se fossem homens no lugar dela a situação seria completamente diferente. 

Já Dale Jennings lida com a própria aceitação de sua ambiguidade sexual, em uma época onde ele tinha de se reprimir para manter seu emprego como âncora de um jornal televisivo. 

Boas questões também são levantadas em torno de etarismo e racismo. O âncora veterano Geoff vai perdendo espaço para apresentadores mais novos e esse momento é muito bem explorado no seriado.

Da mesma forma o programa coloca a questão da aceitação dos povos nativos na Austrália. O chefe de redação Daniel e descendente de aborígenes, uma situação que seria muito difícil na realidade nos anos 80 na Austrália.

Ao lado de The Newsroom (Max) e The Morning Show (Apple TV+), The Newsreader (Universal/Primevideo) faz uma boa reflexão sobre o mundo do jornalismo televisivo.

Bitsmag