Queendom mostra a jornada da performática Gena Marvin


Bitsmag

Artista fugiu da Rússia e hoje vive em Paris

Se você acompanha as plataformas de moda nas redes provavelmente já viu algum post de Gena Marvin. Interessantíssima artista performática, Gena posta performances que consistem em caracterização em drag com um elemento bem performático, algo como uma inspiração em Leigh Bowery e David Bowie. 

Gena faz performance nas ruas de Paris, Milão, Moscou ou em sua cidade natal, Magadan. É nessa cidade longínqua, construída sobre um antigo gulag desativado, onde se inicia o ótimo documentário Queendom, em competição no SXSW 2023

O filme mostra a jornada de Gena Marvin, artista de 21 anos vivendo numa cidade bem periférica da Rússia e lutando contra o preconceito dentro de sua família e em sua comunidade.

A Rússia de hoje está cada vez mais perigosa para a comunidade LGBTQIA+. Numa simples visita a um supermercado de Magadan Gena é quase presa. Os seguranças a expulsam da loja, dizem que ela está “distraindo” os clientes. 

Mais sobre o SXSW

  1. Drag Race Brasil Bitsmag

Criada pelos avós, Gena é cercada de afeto mas também de incompreensão. Na escola de maquiagem, uma faculdade, ela é expulsa por participar de um protesto. 

Queendom mostra a história de Gena Marvin nesse contexto político atual da Rússia, de repressão. Temos o pano de fundo que é o país no início da guerra da Ucrânia, o que acaba motivando a saída de Gena. Acompanhamos sua saga, além de suas interessantíssimas performances nas ruas de Moscou. 

Uma das mais impactantes é quando Gena se veste com arame farpado e sai andando pelas ruas numa armadura de sacrifício. 

Forte, poderoso, chocante, sensível, Queendom é um ótimo documentário. Espero que chegue ao Brasil em breve! 

Bitsmag