Não Olhe Para Cima reúne Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep

Bitsmag
Nao Olhe Para Cima Netflix

Ironia fina de produção da Netflix é sucesso de público mas não convence a crítica

Alguns dizem que Não Olhe Para Cima é um documentário, não um filme de ficção. Com um elenco estelar que inclui Leonardo DiCaprio, Meryl Streep, Jennifer Lawrence, Cate Blanchett e Timothée Chalamet, Não Olhe Para Cima é mais um tapinha nas costas que uma crítica pesada sobre o efeito do triunvirato mídia/ciência/religião na política. 

Mesmo sendo uma crítica leve, o filme diverte e tem boas sacadas. As atuações, como não poderia deixar de ser, são excelentes com destaque para Mark Rylance fazendo o papel de um bilionário do Vale do Silício, ao estilo Elon Musk ou Jeff Bezos. O ator está sublime, principalmente o tom de voz que lembra o de Tim Cook, o CEO da Apple.

Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence são Randall Mindy e Kate Dibiasky, dois astrônomos que descobrem um cometa gigante se aproximando da Terra. O evento se apresenta como o fim do mundo e os dois iniciam uma cruzada para tentar avisar a humanidade. Meryl Streep é Orlean, a presidente dos Estados Unidos que só se preocupa com as manobras políticas em relação ao congresso americano e sua reeleição. Cate Blanchett é uma apresentadora de programa diurno da TV americana e Timothée Chalamet é o adolescente fã da astrônoma punk Kate Dibiasky. Ariana Grande faz uma participação especial.

Por almejar fazer uma crítica muito ampla, Adam McKay acabou entregando um produto superficial e, no momento que estamos vivendo, de aceno ao fascismo e negação da ciência no meio de um pandemia, a humanidade está indignada demais para esse tipo de ironia fina. O filme é divertido, mas deixa as pessoas com mais raiva ainda da realidade, ao invés de ajudar a protestar. 

Você também pode gostar:

Eu particularmente não acho que o filme seja ruim. A sátira é boa e está presente no roteiro, na criação e construção eficiente dos personagens e na premissa. Acredito que infelizmente o momento seria para uma crítica pesada e mais ofensiva e não para uma sátira fina e elegante, como é Não Olhe Para Cima. Talvez por isso o filme não tenha sido bem recebido pela crítica, apesar de estar conseguindo números eficientes de audiência no streaming.

Não Olhe Para Cima está indicado a 4 prêmios Globo de Ouro: melhor roteiro (Adam McKay), Melhor Ator de Comédia (Leonardo DiCaprio), Melhor Atriz de Comédia (Jennifer Lawrence) e Melhor Filme Musical ou Comédia. Confira o trailer:

Bitsmag