Bebel Gilberto vem ao Brasil para Tim Festival 2004


Bitsmag

Novembro/2004

673_01g

Filha de João Gilberto, lenda da bossa nova, e da cantora Miúcha, irmã de Chico Buarque de Hollanda, Bebel Gilberto nasceu em N.York, em 66, foi criada no Brasil, mas voltou à cidade em 91. Antes disso, nos anos 80, Bebel ensaiou uma carreira solo, escreveu música com Cazuza e outros artistas e lançou um EP pela Warner com as músicas Mais Feliz e Eu Preciso Dizer Que Te Amo. Nos anos 90, morando entre N.York e Londres, Bebel trabalhou com David Byrne, Thievery Corporation, Arto Lindsay e o DJ Towa Tey, do Dee Lite. Mas o que a catapultou para o sucesso mundial foi o lançamento de Tanto Tempo, em 2001.

O CD foi produzido por Suba, produtor iugoslavo então radicado no Brasil, que morreu antes do lançamento do disco. Tanto tempo selou o sucesso da Bossa Nova introduzida com maestria na música eletrônica. O CD inclui Samba e Amor, composição do tio Chico Buarque, Bananeira, de João Donato e Gilberto Gil e novas canções escritas pela própria Bebel. Lançado pelo selo Ziriguiboom, da gravadora belga Crammed, Tanto tempo fez sucesso no mundo todo. Um ano depois Bebel lançou um álbum de remixes das canções de Tanto Tempo.

Este ano Bebel lançou Bebel Gilberto e vem excursionando em várias cidades do globo divulgando o novo trabalho. Em setembro ganhou o prêmio inglês MOBO (Music of Black Origin), concorrendo com artistas da categoria World Music como Cesária Évora, Youssou N’Dour e Angelique Kidjo. O prêmio é um dos mais respeitados da música britânica.

Produzido pelo produtor e tecladista Marius de Vries, que já trabalhou com Madonna, Annie Lenox e Björk, Bebel Gilberto foi gravado em N.York, Londres, Rio e Salvador e, segundo a cantora, reflete os últimos anos em que ela tem trabalhado e viajado pelo mundo desde a gravação de Tanto Tempo.

Bitsmag