Documentário esmiuça carreira do fotógrafo Helmut Newton

Bitsmag

Grace Jones, Charlotte Rampling, Catherine Deneuve e Isabella Rossellini falam sobre o artista

A maior lacuna na mudança da imprensa e divulgação de moda nos últimos anos é a ausência dos editoriais. Verdadeiras obras de arte, as fotos de moda evocam cenas dramáticas, absurdas ou mesmo de cunho político, dependendo do fotógrafo por trás das lentes.

Um dos maiores fotógrafos de todos os tempos foi o alemão Helmut Newton que em 2020 faria 100 anos. Morto aos 86 num acidente de carro em Los Angeles, Newton agora é retratado num documentário que é lançado este mês nos Estados Unidos e estreou no festival Tribeca deste ano.

Algumas das máximas de Helmut Newton: “Se um fotógrafo diz que não é voyeur, é um idiota” ou “homens são apenas acessórios, como chapéus ou luvas”.

O venerado fotógrafo alemão é definido tanto como empoderador quanto misógino. Sua marca registrada é o nu feminino, sempre colocado em contextos dramáticos, cheios de sutileza e ambiguidade.

A fotógrafa e parceira artística June Newton, atriz e modelo australiana, conta diversas passagens da vida do artista. O filme trás entrevistas com diversas atrizes e modelos retratadas por Helmut Newton ao longo dos anos como Grace Jones, Charlotte Rampling, Catherine Deneuve, Isabella Rossellini, Marianne Faithfull, Hanna Schygulla, Claudia Schiffer e Nadja Auermann. A editora de moda Anna Wintour também fala sobre o legado do fotógrafo alemão.

Você também pode se interessar:

  1. BLACK IS BEAUTIFUL
  2. Exposição de fotos está na programação do Bossa Nova Sotheby's International Realty em SP
  3. Filme mostra jornalista que se relacionou com recrutador do Estado Islâmico
  4. newton
  5. SP-Arte Foto reúne grandes fotógrafos do Brasil e do exterior

Um acalorado debate entre a fotógrafa e intelectual feminista Susan Sontag e Helmut Newton é um dos pontos altos do documentário dirigido pelo alemão Gero von Boehm.

Muitas fotos do artista, além de filmes caseiros e imagens de bastidores das produções ajudam a contar a história de Helmut Newton desde o começo de sua carreira em Berlim até o eventual posto de artista cultuado.

Helmut Newton: The Bad and the Beautiful estreia 24 de julho em plataformas digitais de cinemas de arte americanos como Film Forum (N.York), Laemmle Theatres e Lumiere (Los Angeles) e outras cidades americanas como Atlanta, Chicago, Cleveland, Denver, Filadélfia e Portland. Antes de comprar ingresso confira se o filme está disponível no país onde você se encontra.

Confira o trailer:

Mini doc sobre exposição de Helmut Newton na Holanda, em 2016

close
Bitsmag