Spotify lança pacote de regras de conteúdo da Covid-19

Bitsmag

Medida acontece por polêmica da saída de Neil Young e Joni Mitchel em protesto ao podcast de Joe Rogan

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Mais uma polêmica rodeia as operações do mais conhecido serviço de streaming de música e podcasts do mundo, o Spotify. Como se não bastasse toda a questão de preço de direitos pagos aos artistas que disponibilizam suas obras na plataforma, desde que o Spotify comprou o podcast super popular do americano Joe Rogan, as críticas aumentaram.

Joe Rogan é um comediante e apresentador americano que esteve à frente do programa Fear Factor e foi também comentarista do campeonato UFC (Ultimate Fighting Championship). Em 2009 estreou um podcast que hoje é um dos mais populares do mundo. 

As visões políticas do apresentador são difíceis de classificar. Se por um lado ele diz que defende  pautas consideradas de esquerda, como casamento entre pessoas do mesmo sexo, direitos da comunidade LGBT, direitos das mulheres, uso recreacional de drogas e sistema de saúde universal, por outro defende a posse de armas.

Em relação à pandemia, Joe Rogan tem dado declarações controversas. Disse em seu programa que tomou ivermectina sob prescrição médica quando teve Covid em 2021 e considera errado a vacinação obrigatória. 

Por conta de sua posição negacionista em relação à pandemia, o apresentador tem recebido muitas críticas e o Spotify ficou no centro de várias delas. Artistas de grande renome e ligados aos movimentos de defesa dos direitos civis dos anos 60, como Neil Young e Joni Mitchel, resolveram abandonar a plataforma de streaming. 

A repercussão foi grande e as ações do Spotify despencaram. Na esteira do escândalo a plataforma veio a público anunciar mudanças em suas políticas de moderação de conteúdo relacionado à Covid-19. 

O CEO do Spotify, o sueco Daniel Ek, enviou um press release para a imprensa mundial, arquivado no Spotify, onde ele reconhece que a plataforma não tem sido transparente em relação às políticas que regem seu conteúdo. Anunciou novas medidas que a plataforma vai anexar a todos os podcasts que toquem no assunto da Covid-19.  

Dentro desse novo pacote de regras a plataforma se reserva o direito de remover conteúdo que promova informação perigosa e enganosa sobre saúde pública, como teorias da conspiração sobre a existência da Covid-19 ou a eficácia das vacinas. 

Joe Rogan publicou uma resposta à polêmica em sua conta do instagram:

Bitsmag

Netflix produz minissérie contando a história do Spotify

Bitsmag

Estrela de Vikings fará o papel de Daniel Eik

Inspirada no livro Spotify Untold, dos jornalistas suecos Sven Carlsson e Jonas Leijonhufvud, a Netflix está produzindo uma minissérie contando a história da empresa gigante do streaming musical.

Bitsmag