Foto de Beyonce e Jay Z mostrando obra de Basquiat vira treta na internet

Bitsmag

Casal fez anúncio da Tiffany & Co com quadro do artista decorando a parede

O gancho, a “notícia” que deveria divulgar a marca de jóias Tiffany & Co em seu novo comercial deveria ser “Beyonce é a quarta pessoa a usar o diamante de 128 quilates da joalheria, o Tiffany Diamond, e a primeira pessoa negra a usar a jóia”. 

No entanto a campanha, escalada para ser lançada em setembro, já tomou outros rumos. Uma treta gigante se iniciou nas redes sociais envolvendo o quadro que serve de pano de fundo da foto, a obra de 1982 Equals Pi de Basquiat, agora parte do acervo de arte do conglomerado LVMH. 

As fotos da campanha foram compartilhadas nas redes sociais de Beyonce e da Tiffany & Co. Em todas elas se fala de tudo, menos do diamante. Alguns criticam o penteado de Jay Z que parece com o de Basquiat, outros questionam se o artista plástico gostaria que sua obra estampasse a propaganda de uma joalheria.

O belíssimo diamante Tiffany Diamond foi usado por Lady Gaga em 2019, quando ganhou o Oscar de melhor música. Foi usado também por Audrey Hepburn em fotos de divulgação do filme Bonequinha de Luxo. Em 1995 o diamante foi mostrado numa exposição. 

Equals Pi, de Basquiat, tem como cor predominante justamente o verde que faz parte da marca registrada da Tiffany & Co. 

A campanha impressa, fotografada por Mason Poole, será lançada em 2 de setembro. O filme do anúncio, onde Beyonce canta Blue River, a música tema do filme Bonequinha de Luxo, foi filmado numa super-8 pelo próprio Jay Z, com direção de Emmanuel Adjei. 

Como parte do cachê do casal a Tiffany & Co fez uma doação de 2 milhões de dólares para a instituição Historically Black Colleges and Universities (HBCUs) que vão ajudar a financiar bolsas de estudo e programas de estágio para jovens da comunidade negra. 

Aqui vão meus “dois centavos”: Basquiat adoraria ver Beyonce mostrando um quadro dele para sua audiência de mais de 200 milhões no Instagram. Não só pelo público enorme, mas por ser ela uma das mais bens sucedidas cantoras negras de todos os tempos.

Ter sua obra em um comercial não seria problema nenhum para Andy Warhol, parceiro de Basquiat em uma exposição onde criaram quadros juntos. 

Enfim… Ninguém lembra do tal de diamante no pescoço de Lady Gaga ou Andrey Hepburn, mas diamante e obra de arte compondo uma foto do casal Carter é pano pra manga.

Vamos observar onde vai dar essa treta!

Faça parte do grupo do Bitsmag no Facebook e discuta esta matéria com a gente!
https://www.facebook.com/groups/bitsmag

Você também pode gostar:

  1. Bitsmag estará no Coachella 2018
  2. Coachella 2019 Lineup esmiuçado
  3. Guerra dos talk shows americanos
Bitsmag