Festival Varilux de Cinema Francês – edição 2021


Bitsmag
Virginie Efira em Adeus, Idiotas

Já está em cartaz a maior galeria do cinema francês atual no Brasil

A 12ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês já está em cartaz em diversas cidades brasileiras. Considerada a mostra com o maior número de filmes franceses fora da França, o evento fica em cartaz até 8 de dezembro. 

São dezessete novos longa metragem e seis clássicos, sendo quatro desses dentro da mostra em homenagem a Jean Paul Belmondo, falecido em 2021. 

Estamos felizes em poder realizar o festival novamente este ano, com maior segurança, com a pandemia estabilizada e os eventos culturais retornando em todos as cidades”, comemora Christian Boudier, codiretor e cocurador do festival. “Para nós, que em todos esses anos trabalhamos levando a cinematografia francesa para o público de cidades de todos os tamanhos e lugares do país, é muito gratificante voltar a oferecer cultura”, completa Emmanuelle Boudier, tambémcodiretora e cocuradora do evento.

Você também vai gostar:

  1. reis_de_dogtown.jpeg
  2. BITSMAG-ARTBROWSER

Entre os filmes inéditos foi criada uma uma seleção com gêneros e temáticas variadas, estreladas por astros e jovens talentos, além de diretores novos e consagrados. 

Estão na programação filmes que participaram recentemente de alguns dos maiores festivais de cinema como Cannes, Toronto, Veneza e San Sebastian.

François Ozon (Está Tudo Bem), presença recorrente no Varilux; Xavier Giannoli (Ilusões Perdidas); Emmanuelle Bercot (Enquanto Vivo); Laurent Cantet (@Arthur Rambo – Ódio nas Redes); Albert Dupontel (Adeus, Idiotas); Julia Ducournau (Titane) e Jacques Audaiard (Paris, 13 Distrito) são alguns dos diretores desta edição. 

Astros e estrelas como Catherine Deneuve, Sophie Marceau, Virginie Efira, Jérémie Renier, Pierre Niney, Pio Marmai e jovens nomes como Noémie Merlant, Benjamin Voisin, Sami Outalbali e Rabah Naït também estarão presentes com seus últimos filmes.

A lista de cidades e cinemas participantes está no site do festival 

Bitsmag