Esculturas de KumKum Fernando no Coachella 2023


Bitsmag

Artista do Sri Lanka faz parte do programa de arte do festival em 2023

Uma das particularidades do festival Coachella é a programação de instalação de arte. Este ano, além da clássica Spectra, do estúdio de criação Newsubstance, que continua no espaço desde 2018, o evento esta apresentando nove projetos, sendo quatro inéditos. Baloon Chain de Robert Bose, Do Lab, Raises Cultura e a Spectra são recorrentes. Vincent Leroy, Maggie West, Güvenç Özel e Kumkum Fernando são os inéditos.

As instalações feitas especialmente para o espaço chamam-se The Messengers (Os Mensageiros). São figuras em formato de totem espalhadas pelo espaço Empire Polo Field que sedia o Coachella.

As figuras monolíticas parecem com robôs gigantes ou figuras de ação. São três esculturas entre 20 e 25 metros de altura. Estes “ídolos” estão dispostos em fila estabelecendo um espaço de encontro para o público. Cada escultura vem acompanhada de um poema.

Kumkum Fernando é do Sri Lanka e vive no Vietnam. Sua inspiração está nas cores vivas da arte e da arquitetura do sul da Ásia, principalmente os templos tibetanos e hindus. Estão ainda entre suas inspirações as lendas históricas de seu país sobre deuses e demônios.

Na sua prática artística o artista coleciona objetos, estampas e ítens de diferentes iconografias. Esses objetos são ressignificados como objetos de arte contemporânea.

Toda vez que eu viajo eu coleciono e documento. Tenho uma biblioteca que eu vou visitando em diferentes ocasiões. Quando eu junto as peças, sempre vejo coisas inesperadas. Fiz um trabalho todo baseado em grades de janelas. Fiz uma série de estampas de tapetes persa e uma outra de estampas de templos. Um dia eu estava arrumando os objetos e parecia que eles estavam formando uma figura. Então eu resolvi fazer figuras com essas estampas.

Kumkum Fernando

Mais Coachella

  1. Bitsmag estará no Coachella 2018
  2. Blackpink é a primeira banda de K-Pop a se apresentar em Coachella

  3. Debbie Harry lança autobiografia
  4. Coachella 2019 Lineup esmiuçado
  5. Bitsmag - Coachella 2019
  6. Kanye West vai coordenar missa de Páscoa em Coachella
Bitsmag