Fashionista de vida trágica


Bitsmag
isabellablow.jpg

 

Biografias de Isabella Blow, morta em 2007

A história da fashionista Isabella Blow é digna de filme. Três livros fazem a biografia daquela que lançou o chapeleiro Philip Treacy, bem como descobriu diversos talentos da moda, incluindo modelos como Stella Tenant e Sophie Dahl e os designers Alexander McQueen e Hussein Chalayan.

Isabella Blow foi uma menina da alta sociedade inglesa que teve a infância atormentada por um trauma: viu seu irmão de dois anos morrer afogado na piscina de sua casa, isso quando ela tinha apenas cinco anos e havia sido encarregada da tarefa de cuidar da criança (?). Na moda teve um papel chave desde os anos 80 quando, em N.York, trabalhou com Anna Wintour e Andre Leon Talley para a Vogue America e levou para serem entrevistados na revista Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat. Na Inglaterra trabalhou para Tatler e a Vogue britânica.

Sua marca registrada era seu estilo próprio, sofisticado e de inspiração nos anos 20, na maioria das vezes usando os chapéus de Philip Treacy. Após dois casamentos e tentativas inúteis de engravidar, Isabella se suicidou aos 48 anos, em 2007. Nos últimos 14 meses de vida ela havia tentado se matar outras seis vezes: na sétima conseguiu, tomando veneno.

Um dos livros é Blow by Blow, escrito por seu marido, Detmar Blow e Tom Sykes. Um trecho do livro foi publicado no jornal britânico Daily Mail. Blow by Blow fala das várias tragédias que Isabella teve de enfrentar em sua vida, incluindo sua morte que ocorreu da mesma forma que a de seu sogro, pai de Detmar.

Há ainda uma compilação de fotos, ilustrações e depoimentos sobre a produtora de moda. Quem fez a compilação foi Martina Rink, última assistente de Isabella Blow. Com fotos de Donald McPherson e Richard Burbridge, entre outros e ilustrações de Hilary Knight e Paul Smith, Isabella Blow será lançado em dezembro e pode ser encomendado no site Amazon.com

Isabella Blow: A Life in Fashion foi escrito por Lauren Goldstein Crowe, jornalista de moda americana da revista Time que também escreveu um livro sobre Jimmy Choo, The Towering World of Jimmy Choo

Mais sobre história da moda…

Bitsmag