Minissérie sobre os Sex Pistols está na plataforma Star+
Já está em cartaz no Brasil, na plataforma de streaming Star+, a minissérie Pistol. Dirigida por Danny Boyle (Trainspotting, Yesterday) com criação e roteiro de Craig Pearce (O Grande Gatsby, Elvis) e baseada na biografia de Steve Jones, a minissérie conta a história da seminal banda punk Sex Pistols.
Em ritmo frenético e visual vintage, Pistol remete à swinging London do final dos anos 70, quando as ruas começaram a ditar a moda que migrou para a música e as passarelas das grande grifes. Mais que os gritos e os piercings de Johnny Rotten, ou os excessos destrutivos de Sid Vicious, os Sex Pistols tem na sua gênese a conversa das ruas e da expressão da música alternativa aliados ao apelo visual.
Vários seriados recentes tem tentado recriar o look da TV e do cinema independente dos anos 70 e 80, mas a maioria não tem conseguido seu intento. Não é o caso de Pistol onde Danny Boyle conseguiu juntar de forma harmônica imagens de arquivo e reconstruções de época, oferecendo uma filmagem coesa que parece realmente gravada nos anos 70. Essa feliz colagem de material de arquivo e novo, aliada a uma edição vigorosa, confere à minissérie um ritmo eficaz para contar a história do punk rock e a cultura das ruas londrinas da época.
Logo no primeiro episódio se vê a importância do casal Vivienne Westwood e Malcolm McLaren na cultura local e na história dos Sex Pistols. O casal tinha uma boutique chamada Sex que vendia roupas e era ponto de encontro na King’s Road.
Steve Jones, fundador e guitarrista dos Sex Pistols, é interpretado por Toby Wallace e é o personagem que vai costurar toda a trama nesta minissérie, já um contraponto à maioria dos livros e filmes sobre a banda que colocam sempre John Lydon ou Sid Vicious como pontos centrais. A crítica tem elogiado a atuação de Wallace.