Rede social financia cinema independente

Bitsmag

cinema-reloaded.jpg

Primeira plataforma cinematográfica completamente financiada por doações online, Cinema Reloaded produz novo filme de Harmony Korine

cinema-reloaded.jpg

Primeiro projeto cinematográfico completamente financiado por doações online, Cinema Reloaded produz novo filme de Harmony Korine

O Festival Internacional de Cinema de Roterdã (IFFR), um dos mais importantes do mundo, vai ter na sua programação, em janeiro de 2011, filmes financiados pela plataforma Cinema Reloaded. Por essa plataforma as produções podem receber doações através da internet para financiar a realização de filmes. A programação tem três produções financiadas pelo Cinema Reloaded e conta com o novo filme do diretor americano Harmony Korine, roteirista do controverso Kids, de Larry Clark.

A primeira rede social criada especificamente para o financiamento de filmes por doações é um ótimo exemplo dos novos rumos que a indústria cinematografia mundial pode tomar. Inovações na indústria cinematográfica com base na digitalização e em canais pela internet estão proporcionando aos cineastas, aos festivais de cinema e seu público novas maneiras de financiar, produzir, distribuir e assistir produções cinematográficas.

Harmony Korine acaba de entrar na plataforma Cinema Reloaded e junta-se aos cineastas Ho Yuhang, da Malásia e Alexis dos Santos, argentino. Dos Santos e Yuhang já receberam mais de 500 co-financiadores até agora e já começaram a produção de seus filmes. 

Para ser um co-financiador de alguma produção listada no Cinema Reloaded é necessário fazer uma doação de no mínimo 5 euros. Com 25 euros o co-financiador tem o direito de ter seu nome listado nos créditos da produção.  Os cineastas têm até o dia 31 de dezembro de 2010 para financiar seus filmes através do Cinema Reloaded. Harmony Korine, Ho Yuhang e Alexis Dos Santos vão manter informados seus co-produtores através de blogs e updates em vídeo.

O IFFR foi responsável também por outros projetos igualmente inovadores como o Hubert Bals Fund, iniciativa para angariar fundos para projetos interessantes de cinema em países em desenvolvimento. Ao projeto Cinema Reloaded junta-se ainda o site indieWire.com que, através da parceria, vai disponibilizar acesso aos blogs de Harmony Korine, Ho Yuhang e Alexis dos Santos.
 

Bitsmag