Advertisements

Seriado de voguing Pose garante terceira temporada

Bitsmag
Seriado de vogueing Pose garante terceira temporada
Billy Porter

Segunda temporada está em cartaz nos Estados Unidos e primeira está no Fox Premium, no Brasil

No começo dos anos 90 Madonna trouxe ao mainstream a cultura de “voguing”. O seriado Pose, quase 30 anos depois, retoma a pauta com estrondoso sucesso. Está em cartaz no canal FX americano a segunda temporada do seriado, capitaneado por Ryan Murphy, um dos maiores nomes da TV e do stream americanos. A terceira temporada já está garantida. O canal FX renovou imediatamente após a exibição do primeiro episódio da segunda temporada, já que este teve a maior audiência da série até hoje.

A série mostra a cultura marginal novaiorquina, gay e principalmente latina e negra que se reúne em torno de concursos de vogue, cultura conhecida como “ballroom culture”. A competição premia o melhor grupo a apresentar uma dança inspirada nos desfiles de moda. Muita pose de foto para a capa da Vogue, caminhadas espetaculares de passarela e alguns movimentos específicos que se inspiram no hip hop.

Os grupos, ou times, se aglutinam em “casas” e vivem em suas comunidades chefiadas por uma “mãe”. Assim sendo, no seriado temos as casas Abundance, Evangelista, Ferocity e, partir da segunda temporada surge a casa Wintour, evidentemente uma homenagem à editora atual da Vogue americana a qual, na época, ainda não trabalhava na revista. 

A segunda temporada de Pose estreou no canal FX americano no dia 11 de junho. No Brasil ainda não sabemos quando será exibida a segunda temporada do seriado que já está com a terceira temporada garantida. A primeira temporada está disponível para stream no canal Fox Premium.

Mais seriados:

  1. Bandidos na TV estreia no Netflix
  2. Dietland no Amazon Prime no final de julho
  3. Fleabag é antítese de Bridget Jones e um dos melhores novos seriados
  4. Não perca It's Bruno, novo seriado da Netflix

No primeiro episódio da segunda temporada a história avançou dois anos e se passa no início da década de 90. A AIDS vem devastando a comunidade LGBTQ+ e o ativismo político vem sendo a saída para alguns do personagens de Pose. Temos a entrada de Sandra Bernhard, conhecida comediante novaiorquina que faz o papel de uma médica ativista. O grupo ACT UP (AIDS Coalition to Unleash Power) é referenciado, entretanto o icônico símbolo de um triângulo rosa e a frase “silence is death”, logotipo do ACT UP, não é mostrado. Talvez seja alguma questão interna do grupo que hoje está extinto. 

O ACT UP surgiu em meados dos anos 80 e foi um grupo ativista que orquestrou manifestações importantíssimas em prol da comunidade LGBTQ+ da época. O diretor de cinema Jim Hubbard documentou as ações do ACT UP no filme United in Anger: A History of ACT UP. Um dos alvos do ACT UP era a Igreja Católica e sua atuação machista e discriminatória. Na época o Vaticano condenava o uso de camisinhas e se referia à AIDS como um castigo divino. 

Uma das cenas do primeiro episódio da segunda temporada mostra uma manifestação durante uma missa na catedral novaiorquina St Patrick’s. O evento realmente aconteceu e foi uma das maiores ações do ACT Up. As manifestações do ACT UP sempre foram muito fortes e chocantes e usavam técnicas de marketing e publicidade. 

Nem só de ativismo trata o seriado Pose. Moda, noite, sexualidade e a cidade de N.York são elementos fortes da narrativa. O programa é grande candidato ao prêmio Emmy da TV americana e uma premiação seria um fato histórico já que Pose trás o maior elenco regular incluindo atores transgêneros da TV mundial.  

Confira o trailer da segunda temporada de Pose, além de outros vídeos sobre a série e a íntegra do documentário United in Anger: A History of ACT Up

Promo da segunda temporada de Pose
Promo da primeira temporada de Pose
United in Anger: A History of ACT UP – íntegra do documentário

Advertisements
Bitsmag

bitsmag-logotipo

NEWSLETTER!

Para receber atualizações do site e ofertas das nossas lindas obras de arte, toy art e livros, passe a fazer parte da nossa lista de e-mails. Enviamos informações sobre as novidades do Bitsmag e da Loja Bits