Maison Margiela lança linha “intangível”


Bitsmag

Line 2 é a divisão de projetos de arte e cultura da grife

A Maison Margiela redefine o conceito de de moda com o lançamento oficial da Line 2 na feira de arte Frieze Seul. Diferente das linhas tradicionais de vestuário e acessórios, a Line 2 é dedicada a “produtos intangíveis”, ou seja, projetos artísticos e culturais que priorizam a comunidade e o engajamento cultural.

A primeira iniciativa da nova linha é a instalação Art of the Intangible, uma colaboração com a artista visual Heemin Chung e o designer de som Joyul. A obra está em exibição na loja principal da Maison Margiela em Seul, coincidindo com a Frieze. A experiência sensorial da instalação dissolve as barreiras entre moda, arte e ambiente.

O novo propósito da Maison Margiela
A numeração de suas linhas sempre foi uma característica marcante da Maison Margiela, mas o número “2” havia permanecido sem uso até agora. Seu novo propósito sinaliza uma mudança estratégica: a marca está expandindo sua narrativa para se tornar uma figura central no cenário global de arte e cultura.

O CEO Gaetano Sciuto descreveu a nova linha como uma maneira de “ir além da compra” e criar “conexão” e “comunidade”. Com o lançamento da Maison Margiela Line 2 na Frieze Seul de 2025, a marca reforça seu compromisso com a inovação, a arte e a construção de um futuro onde a moda e a cultura se entrelaçam de forma mais profunda.

Na próxima semana de moda que se inicia em setembro de 2025 a Margiela continua trazendo novidades. Glenn Martens, o novo diretor criativo da Maison Margiela, nomeado em janeiro de 2025 para substituir John Galliano apresenta sua primeira coleção prêt-à-porter para Margiela.

O designer belga, conhecido por seu trabalho na Diesel e em sua própria marca, a Y/Project, traz a formação da Royal Academy of Fine Arts em Antuérpia, a mesma alma mater do fundador da casa, Martin Margiela. Martens continuará com seu cargo na Diesel enquanto lidera a Maison Margiela, que pertence ao mesmo grupo, o OTB Group.

Celebrando a nova fase, a Margiela escalou Miley Cyrus para estampar a coleção Outono-Inverno 2025 em sua campanha publicitária. É a primeira vez em quarenta anos da marca que uma celebridade é associada à grife.

Além de Miley, Cate Blanchett é outra celebridade associada à marca: ela é a primeira a usar no tapete vermelho um modelo Margiela Artisanal da fase Glenn Martens. Ela vestiu no Festival de Veneza um dos modelos mostrados na Semana de Alta Costura de Paris em julho.

Bitsmag