Novo documentário de Laura Poitras vence Festival de Veneza


Bitsmag

Filme mostra a luta da fotógrafa Nan Goldin contra a família Sackler da farmacêutica Purdue

O novo filme da documentarista Laura Poitras, All the Beauty and the Bloodshed, foi o vencedor do Leão de Ouro no 79º Festival de Veneza. Poitras ganhou o Oscar de documentário em 2015 por Citizenfour que retrata a jornada de Edward Snowden, o “dedo duro” da agência de segurança americana NSA.

All the Beauty and the Bloodshed mostra a jornada ativista da fotógrafa Nan Goldin. Ela se engajou na luta contra a família Sackler, da farmacêutica Purdue. A saga da família e a corrida das autoridades americanas para tentar responsabilizá-los pela maior crise opióide do país pode ser conferida na minissérie Dopesick de Michael Keaton, disponível no Brasil.

Nan Goldin foi viciada no remédio OxyContin. Após uma cirurgia ela foi medicada com esse opióide, amplamente utilizado nos Estados Unidos de forma errada e exagerada, fruto de campanhas desonestas de vendas da empresa através de médicos e hospitais. 

A família Sackler foi uma das mais generosas com a arte nos Estados Unidos. Fez muitas doações milionárias a museus, incluindo o Metropolitan de N.York que tinha uma ala com o nome da família. 

A artista, fotógrafa e ativista, fundou o grupo P.A.I.N. (Prescription Addiction Intervention Now) e, inspirada em ações do grupo ativista pela AIDS nos anos 80, o ACTUP, orquestrou manifestações em museus como o Guggenheim de N.York, o Smithsonian Institution de Washington, D.C., e o Harvard Art Museum em Massachusetts, entre outros. 

A escolha desses locais foi por serem receptores de doações da família Sackler. Em resposta aos protestos, muitas instituições de arte acabaram se distanciando dos Sackler, removendo seu nome de alas inteiras de museus, bem como recusando a filantropia da família.

Nan Goldin também ajudou a fundar o Ad Hoc Commitee for Accountability, ao lado de pais de crianças que morreram por conta do vício em OxyContim. O grupo levou a família Sackler à justiça por seu papel na crise de opióides. No entanto, até o presente momento, apesar da empresa ter sido dissolvida e da família Sackler ter pago bilhões em indenizações, nenhum dos integrantes foi responsabilizado criminalmente. 

No momento o filme All the Beauty and the Bloodshed não tem estreia prevista no Brasil, mas tem distribuição da HBO e deve estar na plataforma em breve. 

Bitsmag