Artista está de volta com performance denunciando problemática da imigração
Banksy fez uma aparição no maior festival de música do Reino Unido, o Glastonbury. No dia 26 de junho, durante o show da banda Idles, mais especificamente durante a música Danny Nedelko, um bote inflável com bonecos acoplados foi jogado no meio do público. A música fala sobre imigração e o preconceito e ódio em torno dos imigrantes:
A banda não sabia que a performance ia acontecer e Banksy reivindicou a autoria só no domingo. Ele postou um vídeo do bote confirmando que se tratava de uma obra de sua autoria.
O artista anônimo, que até pode ser um coletivo, já fez obras sobre imigração. A performance de Glastonbury aconteceu logo antes das eleições no Reino Unido. Foi uma crítica à política de imigração do ex Primeiro-Ministro Rishi Sunak que tinha planos de deportar pessoas que procuravam asilo. A ideia era enviá-los para Ruanda, um país visto como seguro pelos conservadores ingleses.
Banksy não foi o único artista a fazer uma aparição no Glastonbury 2024. Marina Abramovic fez uma performance levando a plateia a acompanhá-la em sete minutos de silêncio marcando um “momento negro na história da humanidade”.