Banksy joga barco de imigrantes na plateia de Glastonbury


Bitsmag

Artista está de volta com performance denunciando problemática da imigração

Banksy fez uma aparição no maior festival de música do Reino Unido, o Glastonbury. No dia 26 de junho, durante o show da banda Idles, mais especificamente durante a música Danny Nedelko, um bote inflável com bonecos acoplados foi jogado no meio do público. A música fala sobre imigração e o preconceito e ódio em torno dos imigrantes:

O medo leva ao pânico, o pânico leva à dor / A dor leva à raiva, a raiva leva ao ódio

Fear leads to panic, panic leads to pain / Pain leads to anger, anger leads to hate


A banda não sabia que a performance ia acontecer e Banksy reivindicou a autoria só no domingo. Ele postou um vídeo do bote confirmando que se tratava de uma obra de sua autoria.

O artista anônimo, que até pode ser um coletivo, já fez obras sobre imigração. A performance de Glastonbury aconteceu logo antes das eleições no Reino Unido. Foi uma crítica à política de imigração do ex Primeiro-Ministro Rishi Sunak que tinha planos de deportar pessoas que procuravam asilo. A ideia era enviá-los para Ruanda, um país visto como seguro pelos conservadores ingleses.

Banksy não foi o único artista a fazer uma aparição no Glastonbury 2024. Marina Abramovic fez uma performance levando a plateia a acompanhá-la em sete minutos de silêncio marcando um “momento negro na história da humanidade”.

Mais arte no Bitsmag

  1. Peggy Gou
Bitsmag