Minissérie Mrs America fala sobre a história do feminismo nos Estados Unidos

Bitsmag

Cate Blanchett é a protagonista e também a produtora da série baseada em fatos históricos sobre o feminismo nos Estados Unidos

Uma minissérie ótima para pensar na história do feminismo nos Estados Unidos está disponível na plataforma de streaming Star +

Indicada a 10 prêmios Emmy, Mrs America venceu na categoria melhor atriz aoadjuvante em minissérie pela atuação de Uzo Aduba, conhecida por seu trabalho em Orange is the New Black.

Mrs America é baseada em fatos reais e conta a história da batalha pela ratificação da Emenda de Igualdade de Direitos (ERA) nos Estados Unidos nos anos 70. De um lado estão grandes feministas como Gloria Steinem e Betty Friedan, entre outras, e do outro lado estão as conservadoras lideradas por Phyllis Schlafy (Cate Blanchett).

Rose Byrne faz o papel de Gloria Steinem, escritora e co-fundadora da revista feminista Ms e líder do movimento. Tracy Ullman é Betty Friedan, pioneira do movimento de liberação feminina e autora do clássico do feminismo A Mística Feminina. Uso Aduba é Bella Abzug, congressista americana.

A Emenda de Igualdade de Direitos, apoiada pelo Movimento de Libertação da Mulher buscava garantir legalmente a igualdade de direitos em matéria de trabalho, divórcio e propriedade entre homens e mulheres nos Estados Unidos. Porém o ímpeto revolucionário da chamada Segunda Onda Feminista se viu ofuscado pelo surgimento na cena pública de um setor da sociedade norte-americana até então sem voz. Tal movimento passou a defender os direitos das mulheres donas de casa.

Em Mrs America os episódios concentram-se em cada uma das mulheres que lideraram essa batalha, narrando os caminhos percorridos por esses dois movimentos. Em 1972, quando na iminência da emenda ser aprovada no Congresso dos Estados Unidos, a Câmara dos deputados estabeleceu um prazo de sete anos para que a mesma fosse aprovada em 38 estados, o que seria finalizado somente em 1979.

A minissérie mostra um momento importantíssimo na história do movimento feminista americano.

Mrs America é uma produção da FX Productions e foi criada e escrita pela ganhadora do Emmy®, Davhi Waller, que também atua como produtora executiva ao lado de Stacey Sher, Coco Francini, Cate Blanchett e a dupla Anna Boden & Ryan Fleck.

https://youtu.be/Nqr7k5gzFIA
Bitsmag