
Produtor lança livro contando sua experiência nas pistas e no estúdio
Night People: How to be a DJ in ’90s New York City é o nome do livro que acaba de ser lançado por Mark Ronson. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil, mas a versão em inglês já está disponível para venda na plataforma Amazon e o audiolivro está no Audible.
Ronson conta que foi iniciado no mundo da diversão noturna em casa, já que seus pais recebiam muito. Conhecido por hits produzidos em parceria com Amy Winehouse, Dua Lipa, Miley Cyrus, Bruno Mars e a trilha de Barbie, ele deixa de lado a sua faceta de “hitmaker” global para revisitar suas origens.
O livro narra a transição de Ronson de um adolescente inseguro, transplantado de Londres para Nova York, para um dos DJs mais requisitados da cidade. Ele descreve com detalhes obsessivos a cultura do “crate-digging” (garimpar discos de vinil) e a importância física de carregar caixas de som e discos pela cidade.
O livro é uma carta de amor à Nova York dos anos 90 e à arte da discotecagem purista. Muitos críticos têm comparado Night People ao clássico Kitchen Confidential de Anthony Bourdain, mas voltado para as cabines de DJ.
MAIS LIVROS!
Em vez de apenas listar encontros com celebridades (embora eles existam, dado que Ronson cresceu cercado por famosos), o livro foca na “tribo” da noite: os “doors” dos clubes, os promotores, os club kids e, claro, os DJs que operavam antes da era dos smartphones e do “botão sync”.
Ronson pinta um retrato vívido de uma Nova York pré-gentrificação total e pré-Giuliani (o prefeito que mudou as leis da noite novaiorquina). É uma era onde o hip-hop colidia com o rock e a moda criando um caldeirão cultural único.
Há uma reverência técnica no texto. Ronson explica a magia de segurar uma pista de dança apenas com a seleção certa e a técnica de mixagem, descrevendo a ansiedade e a euforia de controlar a energia de uma multidão.
Em tom bem humorado e muitas vezes auto-depreciativo, o livro mostra uma faceta humilde de Mark Ronson, falando dos perrengues, festas vazias e erros constrangedores que podem acontecer com qualquer DJ, até mesmo os de origem na classe alta como ele, criado entre socialites e artistas.
Night People: How to be a DJ in ’90s New York City é leitura obrigatória para os amantes da música pop, principalmente do hip-hop e o R&B dos anos 90 e também aos que prezam a diversão noturna.
Veja abaixo entrevista de Dua Lipa com Mark Ronson:





