Andrew Carmellini é um dos melhores chefs dos Estados Unidos


Andrew Carmellini é um dos melhores chefs dos Estados Unidos

Saiba mais sobre os cardápios incríveis do cozinheiro e conheça seus restaurantes

N.York é uma cidade para os amantes da comida. Gourmets do mundo todo fazem diariamente uma peregrinação pelos milhares de restaurantes da cidade e não há viagem que chegue para conhecer tudo que a cidade pode oferecer em termos de gastronomia.

Uma dica certeira é o chef Andrew Carmellini. Americano, descendente de italianos e natural de Ohio, o chef tem hoje um verdadeiro império gastronômico com restaurantes em alguns dos endereços mais badalados de N.York e também em Miami. Eu tive o prazer de conhecer o trabalho de Carmellini no Locanda Verde, o restaurante italiano estilo cantina sem pretensão instalado no hotel de Roberto De Niro, o Greenwich. O ravioli (ou seria agnolotti?) de abóbora com manteiga de sálvia me deixou tão impressionada que ao chegar ao Brasil comprei uma máquina de ravioli para tentar repetir a receita, sem sucesso, diga-se de passagem.

Quando estive em Miami em 2014 para a Winter Music Conference conheci o The Dutch, outro dos restaurantes de Carmellini, este instalado no hotel W South Beach. O lobster roll é de cortar os pulsos de tão gostoso…

Como se vê pelos pratos que eu provei, o chef passeia por várias cozinhas. Com certeza ele é um mestre na cozinha italiana, mas o lobster roll é um prato da cozinha americana regional, mais especificamente do nordeste dos Estados Unidos.

Andrew Carmellini começou a cozinhar aos 14 anos. Estudou no mesmo Culinary Institute of America de Anthony Bourdain e viajou muito pelo mundo trabalhando como cozinheiro. Morou na Itália, na Inglaterra e na França e se especializou em cozinha francesa e italiana. No final dos anos 90 foi chef do Café Bouloud, um dos restaurantes mais icônicos de N.York. Foi indicado duas vezes ao prêmio James Beard, de uma fundação que valoriza a cozinha norte americana. Do New York Times conseguiu uma resenha com três estrelas.

Carmellini tem dois livros de gastronomia publicados, os dois best sellers: Urban Italian: True Stories and Simple recipes from a Life In Food e American Flavor, este em parceria com a esposa, Gwen Hyman.

Além do Locanda Verde e do The Dutch, que tem filiais em N.York e Miami, Carmellini comanda vários outros restaurantes em Manhattan. O Lafayette é uma rotisserie especializada em cozinha francesa regional e fica na região de Noho, em Manhattan.

Já o Bar Primi é uma boa pedida para uma refeição sem compromisso. A casa, uma “pasta shop” na Bowery, como o nome sugere só serve macarrão. O restaurante já recebeu uma resenha com duas estrelas do New York Times e foi relacionado no Guia Michelin “Bib Gourmands” em 2014.

Entre os projetos mais recentes de Andrew Carmellini está o Little Park, também dentro de um hotel, o Smyth Tribeca, da cadeia Thompson. Esta casa trabalha com pratos que utilizam ingredientes de fazendeiros locais e tem um cardápio sazonal. A cozinha de Carmellini também atende o bar do Smyth, o Evening Bar.

E para completar, juntando gastronomia e diversão, Andrew Carmellini comanda a cozinha de três espaços dentro do Public Theater. O pequeno palco do Joe’s Pub já recebeu grandes artistas em início de carreira, como Adele e Alicia Keys. Carmellini também dirige a área de alimentação da The Library at the Public e do bar do lobby do teatro.

Portanto, em se tratando de downtown Manhattan, há muitas opções para conferir a cozinha de Andrew Carmellini em N.York. Quem estiver na cidade em maio pode unir o agradável ao divertido e assistir ao show do performer alemão Sven Ratzke com o espetáculo Starman no Joe’s Pub, entre 23 e 26 de maio.

Conteúdo relacionado:

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments