Chef americano é um dos precursores da nova cozinha californiana
[wysija_form id=”2″]
Um estilo de documentário que anda crescendo é o de gastronomia. É uma ótima opção para quem está cansado de reality shows de comida, mas aprecia e se interessa pela cultura da gastronomia.
O Netflix tem algumas boas opções como as séries documentais Cooked e Chef’s Table que mostram alguns dos melhores chefs do mundo, incluindo o brasileiro Alex Atala.
Anthony Bourdain, um dos maiores nomes do mundo quando se fala em história da gastronomia, é o campeão de programas sobre o assunto. Seus programas no Travel Channel e na CNN já rodaram mundo e, infelizmente, são exibidos com muito atraso no Brasil, em canais da rede Discovery.
Não só Bourdain produz e apresenta seus programas como está montando um grande mercado gastronômico em N.York e produzindo documentários sobre grandes chefs.
Foi lançado no festival Tribeca este ano o documentário Jeremiah Tower: The Last Magnificent (confira aqui o trailer), produzido por Anthony Bourdin e o canal de notícias CNN. O filme é uma biografia de um homem complicado. Ao mesmo tempo é uma reflexão sobre os elementos que definiram a nova cozinha norte americana e o culto do chef celebridade.
Um hedonista, tal qual Anthony Bourdain, Jeremiah Tower construiu sua carreira nos anos 70 e 80. O filme traz entrevistas com celebridades, clientes assíduos do chef e outros chefs importantes que fizeram parte da vida de Jeremiah.
Mario Batali, o próprio Anthony Bourdain e Ruth Reichl são alguns dos entrevistados. O filme é uma ótima oportunidade de conhecer a história recente da cozinha americana.
Jeremiah Tower: The Last Magnificent ainda não tem estreia confirmada no Brasil. Vamos esperar, quem sabe o Festival do Rio 2016 resolve trazer o documentário para sua programação.
Conteúdo relacionado:
Abaixo você vê um programa antigo da TV americana com receita de Jeremiah Tower: