Herb Ritts, LA Style

Herb Ritts - super models of the 90s

Museu J.Paul Getty de Los Angeles exibe 87 fotos do mestre da foto de celebridade

Richard Gere por Herb Ritts

Museu J.Paul Getty de Los Angeles exibe 87 fotos do mestre da foto de celebridade

Em abril o museu J.Paul Getty de Los Angeles abre a mostra Herb Ritts: LA Style, do fotógrafo americano morto em 2002. Ritts foi um dos grandes nomes da fotografia comercial nos anos 80 e 90, retratando celebridades, estrelas da música e do cinema e super modelos para as principais revistas americanas, campanhas comerciais e videoclipes.

Em 1977 o fotógrafo autodidata ainda trabalhava com o pai como vendedor e um dia recebeu a visita do ainda desconhecido Richard Gere, que foi à sua casa encontrar-se com a namorada da época, amiga de Ritts. O aspirante a fotógrafo pediu ao aspirante a ator para tirar uma fotografia e recebeu um não como resposta. Não desistiu e naquela mesma semana, durante um passeio pela cidade, tirou fotos de Richard Gere que acabaram indo parar nas mãos do assessor de imprensa do ator.

A foto antológica daquele que explodiria no papel de Gigolô Americano foi tirada num posto de gasolina, numa tarde de passeio de carro por Los Angeles, quando um pneu do carro da namorada de Gere furou.Três meses depois essa foto estava em revistas como Esquire e Vogue e logo depois Herb Ritts foi convidado pela Mademoiselle para fotografar Brooke Shields. O resto é história…

As maiores celebridades dos anos 80 foram fotografadas por Herb Ritts para essas grandes revistas e para campanhas publicitárias, além das supermodelos que então despontavam, como Cindy Crawford, que foi apresentada por ele a Richard Gere, agora um de seus melhores amigos. O encontro resultou num casamento que durou alguns anos.

É de Herb Ritts a foto da campanha de Calvin Klein que catapultou Kate Moss e Mark Wahlberg para o estrelato. Em 1989 ele dirigiu seu primeiro videoclipe, Cherish de Madonna, e em 1991 ganhou dois prêmios MTV Video Awards por clipes de Janet Jackson (Love Will Never Do – Without You) e Chris Isaak (Wicked Game). Em 1992 dirigiu o antológico clipe In The Closet, de Michael Jackson com participação de Naomi Campbell. Foram vários clipes em sua carreira prolífica, porém breve.

Herb Ritts continuou sua carreira de sucesso até o início do século 21. Uma pneumonia o tirou de cena em 2002 e sua última foto, com Ben Affleck no deserto de Mojave, na California, é tida como o estopim de sua doença. Já fraco por ser portador de HIV, Herb Ritts e outros membros da equipe, foram parar no hospital. Ritts não resistiu e morreu na semana seguinte. A foto foi publicada depois de sua morte na revista Vanity Fair.

Esta exposição, que estreia dia 3 de abril no J.Paul Getty, acontece 16 anos depois da primeira grande mostra do trabalho de Herb Ritts num grande museu americano, o Boston Museum of Fine Arts. Na época a repercussão foi de muita controvérsia. Alguns críticos acusaram o museu de se moldar ao gosto das massas, fazendo uma mostra de imagens de celebridades de motivação artística rasa. Agora o Getty Museum aposta na aceitação da fotografia comercial como forma de arte.

O curador de Herb Ritts: L.A. Style, Paul Martineau, levou vários meses pesquisando imagens dos arquivos da Fundação Herb Ritts contidas em 1200 caixas, procurando fotos que apresentam a assinatura do fotógrafo: o clima de filme noir americano com a luz exuberante da California, os contrastes de sombras e pouca roupa. Esta mostra, que tem 87 fotos, deve elevar a reputação de Ritts colocando-o ao lado de fotógrafos lendários como Robert Mapplethorpe e Richard Avedon.

O récorde de preço de uma foto de Herb Ritts é 109 mil dólares, conseguido em 2007 na Sotheby’s  pela imagem Stephanie, Cindy, Christy, Tatjana, Naomi, Hollywood, de 1989. Esse quadro deve mudar bastante depois de Herb Ritts: L.A. Style.

{gallery}artes/herb-ritts{/gallery}

Cherish – Madonna:

Wicked Game – Chris Issak:

Love Will Never Do (Without You) – Janet Jackson:

In The Closet – Michael Jackson:

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments