Festival SXSW 2019


Bitsmag

Evento leva ao Texas cultura, tecnologia e pensamento

O SXSW – festival South by Southwest – acontece este ano pela 33a vez em Austin, capital do Texas. Mais uma vez se reúnem no evento alguns dos nomes mais inovadores em suas áreas de atuação: tecnologia, games, mídia, cinema, política, negócios, publicidade e marketing e música. 

O Brasil nos últimos anos tem enviado uma delegação de peso, principalmente na área Interactive que promove conferências de tecnologia, marketing e negócios.

Em 2018 o festival abraçou o enorme mercado de e-gaming e acrescentou uma feira de jogos ao evento. 

Estive no festival nos últimos dois anos, 2017 e 2018 e a experiência foi avassaladora em termos de quantidade de informação e experiências. Além dos eventos oficiais da conferência, marcas e países também se estabelecem em Austin nos dias de SXSW e montam ações de marketing em diversos endereços. 

O dia começa à 8 da manhã, na primeira palestra, e só termina de madrugada na rua 6, no centro de Austin, que abriga a maioria dos clubes e casas noturnas. O dia pode também finalizar numa das festas das casas de marcas ou de países. 

No dia seguinte começa tudo de novo com mais conferências, shows, exibição de filmes e exposições de arte ou realidade virtual. 

Este ano não vai ser diferente. Quem abre a mostra de cinema é Jordan Peele, o diretor de Corra! com seu novo filme, Us. Lupita Nyong’o, Winston Duke e Elizabeth Moss estão no elenco. 

A Realidade Virtual tem sido uma das estrelas nos últimos anos. Jaron Lanier, um dos inventores da tecnologia, mais especificamente da luva, é um dos palestrantes. Lanier, o qual entrevistei nos anos 90, foi considerado um dos maiores intelectuais do mundo em 2010 pela revista Time.

Jeffrey Katzenberg, ex CEO da Disney e um dos maiores empresários do entretenimento, vai à SXSW 2019 para falar de suas novas empresas. A WndrCo investe, adquire, desenvolve e opera tecnologias e a Qibi foi criada para desenvolver uma plataforma de entretenimento voltada para celular exclusivamente.

Os assuntos do momento estarão em discussão, como as criptomoedas e os negócios “Cannabusiness”, a economia que está aflorando nos Estados Unidos com a crescente legalização da maconha em diversos estados. 

O cineasta Cameron Crowe participa do evento em 2019, ao lado de David Crosby da  banda Crosby, Stills, Nash & Young. Um documentário sobre Crosby acaba de ser produzido por Cameron Crowe e vai ser exibido no festival.

Related Posts

  1. Baskery é banda sueca de folk e Americana
  2. Filme mostra jornalista que se relacionou com recrutador do Estado Islâmico
  3. Fyre Festival
  4. Nat Geo Base Camp tem instalações incríveis
  5. Novo filme de Terrence Malick abre festival de cinema SXSW 2017
  6. Pode apostar no filme Em Ritmo de Fuga
  7. SXSW no Bitsmag
  8. Whow! Festival de Inovação recebe Kondzilla

Política tem sido outro assunto bastante ventilado no SXSW. Bernie Sanders teve uma das conferências mais disputadas de 2018 e outra democrata, Alexandria Ocasio-Cortez, está na programação. Cortez está balançando as estruturas do congresso americano, por um lado sendo uma voz para sua comunidade, os latinos dos Estados Unidos. A congressista venceu as eleições numa campanha sem ajuda de dinheiro de empresas e sua popularidade é enorme.

Futuro é a tônica do festival e escritores de ficção científica estão sempre na pauta. Este ano Bruce Sterling e Neil Gaiman estarão na programação para conferências e mesas de discussão. 

As redes sociais e os influenciadores poderão tirar dúvidas sobre uma das plataformas mais bem sucedidas, o Instagram. Um de seus fundadores, Mike Krieger, participa de mesa de discussão ao lado de Kevin Systrom e Josh Constine. 

A divisão de música ainda está sendo programada mas alguns nomes já foram divulgados como Shirley Manson e Lauren Mayberry. Alguns brasileiros já estão escalados como Fernanda Takai e Xenia França.

O documentário Amazônia Groove foi escalado para o festival de cinema. O filme mostra um apanhado dos ritmos musicais brasileiros encontrados na Amazônia paraense.

Bitsmag