Victoria and Albert Museum reflete o conceito de Diva
O museu londrino Victoria and Albert Museum vai enaltecer a vestimenta espetacular das grandes divas da arte e do entretenimento. Em junho estreia a mostra Diva celebrando artistas e seus mais incríveis looks. São mais de 250 objetos como vestidos, acessórios e fotos, muitos nunca mostrados ao público.
Hoje a palavra “diva” tem os mais variados significados. No centro desta mostra está uma história de artistas que desafiaram o status quo com criatividade, coragem e ambição e usaram sua voz e sua arte para redefinir e reivindicar a diva
Kate Bailey, curadora do V&A
A mostra será dividida em dois “atos”. O primeiro explora o contexto histórico em que o conceito moderno de diva nasceu. Aqui estarão as cantoras de ópera como Adelina Patti e Jenny Lind ou atrizes do cinema mudo como Clara Bow e Mary Pickford. Estarão também as atrizes da era dourada de Hollywood: Vivien Leigh, Mae West e Marilyn Monroe. De Marilyn a exposição vai mostrar o vestido preto de franjas que ela usou em Quanto Mais Quente Melhor.
O segundo “ato” da exposição fala dos grandes artistas da contemporaneidade e como resgataram para si o conceito de diva. Das grandes estrelas do jazz, como Billie Holliday e Ella Fitzgerald, a Nina Simone e Aretha Franklin, passando por Grace Jones, Prince, Bjork, Rihanna e Lizzo.