Coletivo criou a bolsa Louis Vuitton microscópica vendida por 60 mil dólares
Com certeza você já viu alguma foto nas redes sociais do “sneaker” que é uma bota vermelha de plástico. As Big Red Boots parecem uma grande piada, mas tem muita gente usando os sapatos que tem um preço de revenda inacreditável.
O modelo é uma criação do coletivo MSCHF de Gabriel Whaley, um ex funcionário do Buzzfeed. Quando ficou sem emprego em 2018, Gabriel iniciou uma série de projetos na internet. O primeiro deles foi a venda no Twitter de “um péssimo conselho” por um dólar. Obviamente viralizou.
O coletivo costuma gerar muita atenção nas redes sociais e na mídia usando elementos de arte, comércio e tecnologia. Os projetos geram polêmica criticando a sociedade de consumo. Os absurdos de nossos sistemas de cultura, política e economia são expostos através das experiências propostas pelo coletivo.
Além das Big Red Boots lançadas em 2023, o coletivo também promoveu a venda da “menor bolsa do mundo”, uma Louis Vuitton que só por ser vista através de um microscópio. A bolsa foi leiloada por mais de 60 mil dólares no site Joopiter, uma plataforma de leilões de Pharrell Williams.
Agora o MSCHF está num museu. O Daelim Museum de Seul apresenta até março de 2024 a retrospectiva MSCFH: Nothing is Sacred. A mostra exibe cerca de 100 trabalhos do MSCHF que desafiam os limites da expressão artística. São obras de vários estilos e mídias, de jogos interativos, passando por pinturas, sneakers e performances. É a intersecção entre arte e marketing.
A empreitada foi lançada como startup e tem investimento grosso por trás, mas o que vem pela frente é realmente bem difícil de prever. Como os grandes artistas visionários do século XX e XXI, o MSCHF ri do sistema do qual ele fez parte e manipula. Como os grandes marqueteiros o MSCHF vende um conceito, uma marca e não um produto.
Não é a primeira exposição do coletivo. Em 2022 a galeria Perrotin de N.York apresentou a exposição No More Tears, I’m Lovin It.