
Astro apresenta série documental sobre arquivos classificados que estão sendo abertos agora
Para David Duchovny, o Fox Mulder de Arquivo X, a verdade não está lá fora e sim nos documentos que provam que não existem conspirações e sim mentiras e encobrimentos da verdade.
A nova série Arquivos Desclassificados do Canal History revela operações secretas dos Estados Unidos através de documentos que até agora estavam censurados e foram abertos.
Esses documentos mostram espionagem, bunkers secretos, armas letais e operações desconhecidas que estão sendo reveladas pela divulgação desses documentos. São dez episódios mostrando material de arquivo, entrevistas com historiadores, ex-agentes de inteligência, analistas militares, jornalistas, ex-funcionários governamentais, especialistas em tecnologia, cientistas e especialistas em fenômenos inexplicáveis.
David Duchovny conversou com a imprensa da America Latina em 11 de novembro. Esta é sua primeira experiência como apresentador, mas ele também está experimentando com podcast. David apresenta o podcast Fail Better With David Duchovny onde ele entrevista e fala sobre episódios de fracasso em suas carreiras. De Charlie Sheen, passando pelo diretor de comédias Judd Apatow e o criador de Arquivo X, Chris Carter, todos conversam sobre vários temas com o ator.
David pode não ser um jornalista, mas é formado em literatura inglesa pela Universidade de Princeton e largou um doutorado em Yale para se dedicar à carreira de modelo e ator, no final dos anos 80. Bom lembrar que ele foi bolsista nas duas faculdades Yvi League.
Para a imprensa na coletiva ele falou sobre a apresentação da série documental. Duchovny se define como cético, uma pessoa baseada na ciência.
Passei muito tempo me afastando da ficção científica desde The X-Files. E tenho muito cuidado para não viver nesse mundo como ator. Isto é muito diferente. Não se trata de tentar interpretar um personagem nesse universo. Trata-se de conduzir um programa no estilo documental sobre um tema que acho bastante interessante. Eu acredito que existem fatos, e vivemos em um mundo em que as pessoas parecem sentir-se no direito de ter seu próprio conjunto de verdades, o que obviamente é muito perigoso e preocupante. Não consigo imaginar que alguém assista a esta série e diga que ainda é um encobrimento, que é uma mentira ou que não é verdade
Sou um pensador anticonspiratório e acredito que uma série como esta pode lançar luz sobre o fato de que não existe uma conspiração global. Existem mentiras, existem coisas feitas em segredo, mas não existe uma grande história única, não há um enredo único, não existe um vilão único; há vários vilões, e cada um faz coisas diferentes. É por isso que gosto da escala humana dessas histórias que poderiam parecer gigantescas. Podem ser erradas, podem ser intolerantes ou moralmente incorretas, mas todas são, de certo modo, compreensíveis. Não que se possa ou deva perdoar, mas isso reduz esses grandes acontecimentos históricos mundiais a pequenas motivações humanas
Arquivos Desclassificados vai ao ar no Canal History aos sábados, às 21h10min e também está disponível no streaming pela plataforma UOL Play.
