Instituto Onça Pintada no YouTube

Bitsmag

Nesse mundo doente que estamos vivendo a ansiedade toma conta quando pensamos que a natureza vem sendo violentada exponencialmente. É uma benção quando encontramos seres humanos que se dedicam a preservar o pouco que está se salvando da fauna brasileira. 

Entre esses guerreiros está o pessoal do IOP – Instituto Onça Pintada.

O casal Leandro Silveira e Anah Jácomo, junto ao jovem filho Tiago Jácomo, comandam o Criadouro Científico do IOP, próximo ao Parque das Emas, centrão do Brasil (Goiás, Mato Grosso). 

Desde 2009 o instituto acolhe e mantém animais órfãos, vítimas de conflitos com humanos ou tráfico, necessitando de cuidados especiais. O IOP tem principalmente onça-pintada, conhecida também como Jaguar. 

Em 2018, o governo brasileiro institucionalizou, por meio da Portaria MMA nº 8, de 16 de outubro de 2018, o dia 29 de novembro como Dia Nacional da onça-Pintada e a destacou como Símbolo Brasileiro da Conservação da Biodiversidade.

Você também pode gostar:

  1. Não perca It's Bruno, novo seriado da Netflix

O instituto também cuida de outros animais que chegam ali necessitando de cuidados, como lobos guará, onças pardas, antas e até pássaros como a harpia, a maior ave de rapina brasileira, hoje em rota de extinção. 

No YouTube o IOP está em três canais: Família Animal, Leandro Silveira e Tiago Jácomo. 

Não tem higiene mental melhor que observar os animais serem cuidados e fazendo parte desse projeto maravilhoso que é o IOP. Os filhotes de onça ficam agrupados na “creche” do IOP. 

Eu medito assistindo os vídeos do IOP e garanto que é absolutamente renovador.

Confira:

Bitsmag