
Filme é ganhador do primeiro Globo de Ouro para Documentários – veja o trailer
Está em cartaz em Londres o novo documentário sobre a história do site WikiLeaks. The Six Billion Dollar Man fala sobre jornalismo investigativo e a luta para manter a liberdade da imprensa. O filme foi o primeiro a ganhar o Globo de Ouro de Documentário, em 2025 e também venceu o prêmio L’Oeil Dor no Festival de Cannes de 2025.
Com imagens inéditas o filme mostra como a imprensa tem sido vítima de campanha para criminalizar o jornalismo. Dirigido por Eugene Jarecki, The Six Billion Dollar Man tem participação de dezenas de jornalistas, celebridades e intelectuais como Julian Assange, Edward Snowden, Naomi Klein, Stella Assange, Pamela Anderson, Alan Duncan, Daniel Ellsberg, Jen Robinson, Nils Melzer, Rafael Correa e Sigurdur Thordarson.
Julian Assange foi finalmente libertado em 2024, após doze anos de confinamento. Saiba porque o diretor Eugene Jarecki quis fazer mais um filme sobre Assange:
A maior parte do que o público sabe sobre a saga de Julian Assange e o WikiLeaks, principalmente o que é divulgado pela mídia corporativa, foi coreografado por aqueles que detêm o poder. Com The Six Billion Dollar Man, busquei revelar verdades devastadoras por trás da saga de Assange, mas também examinar o que isso revela sobre o mundo de hoje: um mundo cada vez mais dominado pela mesma vigilância e pelo poder descontrolado que ele e o WikiLeaks outrora tentaram expor. Este não é um filme sobre ativismo ou martírio. É sobre o que acontece quando alguém ameaça os centros do poder global. Goste dele pessoalmente ou não, foi isso que Assange fez. Minha esperança é que este filme sirva como um alerta e uma provocação. Com o jornalismo sob ataque no mundo todo, o dever de testemunhar talvez já não caiba às instituições, mas sim aos indivíduos.






