Considerada umas das maiores do mundo, parada paulista volta a movimentar economia paulistana
Neste domingo acontece na Avenida Paulista mais uma edição da Parada Orgulho LGBT+ de São Paulo. O evento é iniciativa da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP). Este ano o tema é Basta de Negligência e Retrocesso Legislativo – Vote Consciente por direitos da população LGBT+, reforçando a necessidade de eleger representantes genuínos da causa LGBT+.
A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos da Prefeitura da Cidade de São Paulo), via contrato com a Secretaria Municipal de Turismo, cuida da parte logística do evento e é responsável por ambulâncias, banheiros químicos, barricadas, cavaletes, cones, geradores, grades, pias portáteis, placas metálicas de fechamento, tendas, torres de observação, kits lanches, águas, carregadores, seguranças, agentes de limpeza e de apoio ao trânsito.
A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é considerada uma das maiores do mundo e traz muita gente do interior e de outros estados fazendo juntos um megaevento. Grandes eventos como este atraem o interesse das pessoas também pela programação cultural e gastronômica paulistana e a cidade ganha a partir dessa movimentação financeira. Ou seja, a Parada está alinhada com os objetivos da SPTuris de apoiar eventos que projetem a imagem de São Paulo, movimentem a economia e gerem empregos.
Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo
28ª Parada do Orgulho LGBT+
Domingo, 2 de junho, a partir das 10h
Avenida Paulista
Semana da Diversidade 2024
A cidade de São Paulo recebe vários eventos para celebrar o mês do orgulho LGBTI+ nesta semana.
Na quinta-feira (30/05), acontece a Feira Cultural da Diversidade LGBT+, no Memorial da América Latina. Em sua 23ª edição, tem o objetivo de promover a economia criativa, a geração de renda e a cultura LGBT+. Durante a Feira, uma equipe da Coordenação de Políticas para LGBTI+ receberá currículos para inserção de pessoas da comunidade LGBTI+ nas próximas ações de empregabilidade.
Na sexta-feira (31/05), no Largo do Arouche, acontece a 7ª Marcha do Orgulho Trans. A Marcha, que acontece há seis anos, já é considerada a maior manifestação de protagonismo de Travestis, pessoas Transgêneros Binárias e Não Binárias da América Latina. O evento já conta com presenças confirmadas como Majur, Jaloo, Cidão Furacão, DJ Kiara Felippe e os blocos Bloco Ilú Obá de Min, Bloco Feminista e Bloco Siga Bem Caminhoneira, e muito mais.
Já no sábado (01/06), o Parque Villa Lobos recebe a Corrida do Orgulho LGBT+, que faz parte do calendário oficial da semana da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, promovendo a democratização do esporte e celebrando a diversidade. No domingo, a Parada Gay (LGBT) toma conta da Avenida Paulista.