Cinema Blaxploitation na berlinda no TCM

pam-grier.jpg

Todas as sextas de setembro o canal TCM exibe filmes Blaxpoloitation dos anos 70

pam-grier.jpg

Todas as sextas de setembro o canal TCM exibe filmes da safra blaxploitation dos anos 70

As trilhas sonoras fantásticas regadas a soul music e funk, a moda das ruas de N.York com muitos penteados black power, calças boca de sino (ou pata de elefante), o sapato “cavalo de aço” e o bigodão. Estes elementos estão sempre presentes como pano de fundo nos filmes blaxploitation. Na temática muita ação em enredos sobre máfia, drogas e sexo.

Para relembrar este momento frutífero que fez parte da melhor safra do cinema americano até hoje, a dos anos 70, o canal TCM exibe no mês de setembro o especial Blaxploitation. Todas as sextas de setembro o canal que exibe apenas filmes clássicos traz dois filmes icônicos da safra black do início dos anos 70.

Óbvio que está agendado o maior clássico do gênero, Shaft, cuja trilha sonora é antológica e contém a música tema homônima, de Isaac Hayes. O filme de 1971 virou série de TV nos anos 70 e teve um remake no ano 2000. No papel título o maior astro dos filmes blaxploitation, Richard Roundtree que, no remake de 2000, fez uma ponta como tio do Shaft, interpretado por Samuel L. Jackson.

Quem também não poderia faltar é a atriz Pam Grier, musa máxima do gênero. Pam está em Bucktown, de 1975 e em Coffy, de 1973. Seu maior sucesso, Foxy Brown, de 1974, infelizmente não está programado. Décadas depois Pam Grier teve sua carreira retomada com o ótimo Jackie Brown, libelo blaxploitation de Quentin Tarantino, com Pam Grier e Robert De Niro.

Para contextualizar esse período tão interessante do cinema americano o TCM programou o documentário Baadasssss Cinema que coloca o cinema blaxpoloitation como fruto do movimento político black power que surgiu nos anos 60 com a era da luta pelos direitos civis dos negros. Numa época de violência racial e política como foi o final dos anos 60 e o começo dos 70, a cultura negra americana se impunha e se integrava com essa explosão de filmes. Para O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, havia O Chefão de Nova Iorque, de Larry Cohen, ao som de James Brown. E o equivalente blaxpoloitation de filme de artes marciais na época áurea de Bruce Lee foi Jones o Faixa Preta. Tanto O Chefão de Nova Iorque como Jones o Faixa Preta estão na programação de Blaxploitation no TCM.

Confira abaixo a programação completa do especial Blaxploitation:



Sexta-feira, dia 3 de setembro

22h – Baadassss Cinema (Idem, 2002)

23h05 –O Chefão de Nova Iorque (Black Caesar, 1973)



Sexta-feira, dia 10 de setembro
22h – Coffy (Idem, 1973)
23h35 – Shaft (Idem, 1971)



Sexta-feira, dia 17 de setembro
22h – Bucktown ( U.S.A.,1975)

23h40 – Jones, O Faixa Preta (Black Belt Jones, 1974)



Sexta-feira, dia 24 de setembro
22h – Shaft (Idem, 1971)
23h45 – Baadassss Cinema (Idem, 2002)

Veja alguns trailers dos filmes programados:

{youtube}2jVAIitIP-4{/youtube}

{youtube}NiCB2isZcRM{/youtube}

{youtube}Iw18rTF5OIQ{/youtube}

{youtube}0kI5IeAJJBQ{/youtube}

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments