Museu do Amanhã recebe exposição de Sebastião Salgado

Bitsmag

A Amazônia é o tema da mostra que já passou por Paris, Londres, Roma e São Paulo

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, a exposição Amazônia estreia no Rio de Janeiro em 19 de julho. O Museu do Amanhã sedia a mostra, em cartaz até 29 de janeiro. 

Amazônia exibe 194 fotografias da nossa tão maltratada floresta. Rios, nuvens, montanhas, a população indígena, sua festas, seus artefatos, sua cultura são tema da exposição. 

Por sete anos a curadora Lélia e o fotógrafo se embrenharam pela região que cobre o norte do Brasil e se extende por oito países sul-americanos. A Amazônia, com 60% em território brasileiro, é a maior floresta tropical do planeta. 

Ao projetar Amazônia, quis criar um ambiente em que o visitante se sentisse dentro da floresta, se integrasse com sua exuberante vegetação e com o cotidiano das populações locais”, comenta Lélia.

Quase todas as imagens da exposição são inéditas. As fotos foram clicadas de várias formas, por ar, por terra e por água. A distribuição da exposição é em núcleos temáticos e mostra a população da região, sendo que alguns são pouquíssimo contactados. Em 1500 havia 5 milhões de indivíduos, hoje restam menos de 400 mil. 

Sebastião Salgado registrou 12 etnias (das quase 200 remanescentes) para essa mostra.

Vídeos também fazem parte da exposição, mostrando testemunhos de lideranças indígenas. 

“Esta exposição tem o objetivo de alimentar o debate sobre o futuro da floresta amazônica. É algo que deve ser feito com a participação de todos no planeta, junto com as organizações indígenas”, defende Sebastião Salgado.

Amazônia tem trilha sonora criada especialmente para a exposição. O francês Jean-Michel Jarre compôs o ambiente sonoro a partir dos sons da floresta.

Dois espaços exibem projeções de fotografias. São paisagens florestais acompanhadas do poema sinfônico Erosão – Origem do Rio Amazonas, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959); retratos de índios, sonorizada por uma peça de Rodolfo Stroeter.
 

Sebastião Salgado – Amazônia
De 19 de julho a 29 de janeiro de 2022
De terça a domingo, das 10h às 18h
Museu do Amanhã: Praça Mauá, 1, Centro, Rio de Janeiro
Ingressos: inteira: R$ 30 e meia-entrada: R$ 15. 
Às terças a entrada no Museu do Amanhã é gratuita

Bitsmag
Casacor Rio 2019 atraca na Praça Mauá

Casacor Rio 2019 atraca na Praça Mauá

Bitsmag

Edifício Touring é o espaço que sedia a mostra de decoração este ano. Um toque de Rio Antigo e uma porta para o futuro. Esta é a vive do espaço escolhido este ano para sediar mais uma Casacor Rio. O evento vai até 29 de setembro e está localizado no Edifício Touring, na Praça Mauá.

Bitsmag