God Forbid: O Escândalo Que Derrubou Uma Dinastia


Bitsmag

Documentário mostra a hipocrisia de uma das mais poderosas famílias de evangélicos dos Estados Unidos

Está em cartaz na plataforma Star+ o documentário God Forbid: The Sex Scandal That Brought Down a Dynasty.

O filme conta a história de Giancarlo Granda, amante de Becki Falwell, esposa de Jerry Falwell Jr, herdeiro do televangelista Jerry Falwell Sr. 

Jerry Fallwell Jr. foi diretor da faculdade evangélica Liberty University de Lynchburg, estado da Virginia. A Universidade apoiou a candidatura de Donald Trump à presidência em 2016 e teve papel fundamental. 

O caso da esposa de Jerry Falwell Jr. com Giancarlo Granda na verdade era vivido pelo casal, Jerry gostava de assistir, é voyeur. O relacionamento durou sete anos.

Giancarlo Granda trabalhava como salva-vidas na piscina do Hotel Fontainebleu, em Miami. Foi ali que conheceu Becki Falwell e começaram um romance com a anuência do marido dela.

Foi o próprio Giancarlo Granda que enviou em junho de 2020 um email aos documentaristas de Miami, Billy Corben e Alfred Spellman, realizadores do ótimo Cocaine Cowboys. Ele já havia contado sua história à agência de notícias Reuters e gostaria de contar sua história em filme. 

A matéria na Reuters, publicada em 2020, fez com que Jerry Fallwell Jr. renunciasse à presidência da Universidade Liberty. 

O documentário não conta apenas a história do complicado e sórdido caso de Giancarlo Granda com o casal de evangélicos. O filme fala sobre a enorme influência da cúpula evangélica americana na política dos Estados Unidos e a ascenção do nacionalismo cristão.

Giancarlo tentou se desvencilhar várias vezes do casal, sem sucesso. De uma forma ou outra ele era manipulado e chegou a ser chantageado para não sair da relação. 

A derrocada de Jerry Fallwell Jr. após a revelação do affair acabou prejudicando a reeleição de Donald Trump em 2020. 

O filme tem como produtores executivos Todd Schulman e Adam McKay (Não Olhe Para Cima, Vice, The Big Short).

Bitsmag