Estreia O Último Dia de Ytzhak Rabin, de Amos Gitai


Bitsmag

Filme mostra cenário político de radicalismo dentro de Israel 

Está em cartaz nos cinemas O Último Dia de Ytzhak Rabin, do diretor israelense Amos Gitai. O filme foi premiado no Festival de Veneza de 2015 e acompanha os últimos minutos de vida de Ytzhak Rabin, então primeiro ministro de Israel. 

Ytzhak Rabin recebeu o prêmio Nobel da Paz de 1994, ao lado de Yasser Arafat e Shimon Peres. Os três estadistas assinaram os Acordos de Oslo que sinalizam um movimento de paz entre Israel e a Palestina. 

O filme mostra o cenário político israelense que não mudou muito desde então. De um lado estão os judeus extremistas de direita e do outro os moderados que almejam a paz. Ytzhak Rabin foi assassinado a queima roupa por um estudante israelense extremista, Yigal Amir, preso após ser condenado a prisão perpétua. Os Acordos de Oslo nunca foram aceitos por essa parcela da população israelense.

O assassinato de Ytzhak Rabin mostra o radicalismo político e a doutrinação religiosa dentro das comunidades israelenses. É uma boa oportunidade para entender o atual conflito em Gaza. O filme nunca foi exibido no Brasil

Bitsmag