Quatro escritórios internacionais de design criam embalagens de baseados de maconha, para quando for legalizada
A revista novaiorquina de design Print Magazine apurou que, nos Estados Unidos, cerca de 40% da população são a favor da legalização da maconha. Prevendo que, a esse passo, em 15 anos a maconha seja realmente legalizada por lá a revista convidou 4 empresas de design para criarem embalagens para cigarros de maconha legalizados.
As quatro empresas são: Lust, de Amsterdam; The Heads of State, da Filadélfia; BASE, de N.York; e a norueguesa Strømme Throndsen, esta ganhadora do prêmio Award for Design Excellence 2009.
Enquanto uma das embalagens parece mais um frasco de perfume Armani, outra é totalmente imbuida do espírito rasta, com as cores da bandeira da Jamaica. Veja as fotos e as explicações dos designers:
A embalagem da The Heads of State tem a intenção de manter o espírito de ilagalidade que a maconha sempre teve. Os rituais de como arrumar a erva estão tão integrados na cultura pop que ignorar isso só porque a maconha se torna legal seria um desrespeito com a cultura. A firma de design brincou também com vários nomes para o produto.
A equipe de design do escritório BASE também resolveu preservar os rituais dos fumantes da maconha ilegal. No caso o ritual que eles se basearam é o da apropriação de outras embalagens pelos fumantes. Latinhas, canetas ou embalagens de filme fotográfico, tudo isso é típico.
Já o escritório norueguês Strømme Throndsen criou embalagens sofisticadas. Eles se inspiraram nos cigarros comuns e nas embalagens antigas de cigarros. A idéia é que a embalagem tenha espaço para quatro baseados. A embalagem da Strømme Throndsen também pode ser customizada em edições limitadas.
A equipe de design da Lust criou uma embalagem sem marca e sem nome de produto. De reconhecível somente o design da embalagem, dando margem para que o consumidor lide com a idéia de marca ou identidade de uma maneira diferente. O esquema de cores tem a ver com a Jamaica.