Vai a São Francisco? Perca-se em The Mission

The Mission District - San Francisco
São Francisco The Mission

Confira as dicas de passeio e compras no bairro onde há mais diversidade na cidade

Mission é o lugar pra se visitar e entender o verdadeiro espírito de São Francisco hoje. O bairro, que fica ao lado do Castro, separado apenas pelo parque Dolores, é plano, uma geografia atípica para a cidade cheia de ladeiras. Dizem que The Mission apresenta um clima melhor que o resto da cidade, com mais sol e menos neblina mas como estivemos lá no inverno essa diferença climática não foi tão acentuada.

Há vinte anos Mission era um bairro predominantemente latino. É um dos mais antigos da cidade, onde se localiza um dos primeiros edifícios construídos em São Francisco, Mission Dolores, fundado para sediar a missão São Francisco de Assis, em junho de 1776. Os espanhóis, enviados a princípio para catequizar os índios, acabaram dominando a área e dizimando a população indígena. No século XIX quase não havia mais nenhum indígena na região que continuou com uma presença forte de povos descendentes de espanhóis, porém cada vez mais os imigrantes alemães e irlandeses foram tomando conta dos negócios da área. No século XX se solidificou a diversidade na imigração com poloneses, mexicanos e demais povos da América Central e do Sul. Nos anos 80 e 90 Mission foi sede do forte movimento punk da cidade o que consolidou o bairro como boêmio.

Hoje Mission vive um movimento forte de gentrificação, fruto da localização da cidade, ao lado de Silicon Valley. Com a afluência das novas empresas de tecnologia e internet a área foi valorizando e hoje, sem perder a forte identidade latina, é o bairro da vez em São Francisco, com lojas, bares, boates e restaurantes interessantes e divertidos. Pelas ruas está espalhada a marca registrada do bairro: arte urbana inspirada nos grandes murais do mexicano Diego Rivera. Todos os graffitis em Mission têm temática latina.

São duas ruas principais que o turista deve seguir para conhecer o bairro Mission. A primeira é a Valência, onde estão as lojas mais inovadoras e bonitas, livrarias especializadas, além de cafés, casas de chá, galerias e restaurantes do bairro. Na Mission Street se vê mais etnia com os restaurantes, mercados e lojas latinos. É bom ter cuidado com o horário, a área também é sede de gangues de drogas e vira e mexe rolam uns tiroteios e assassinatos. Nada que nós brasileiros não estejamos acostumados (infelizmente)… Mas com certeza é bom tomar cuidado.

Como a gente aqui no Bitsmag não vive sem consumir, aqui vão três dicas de lojas que valem a pena a visita no bairro The Mission, em São Francisco:

Self Edge San Francisco
Self Edge
É o lugar para achar jeans da melhor qualidade, principalmente masculinos. A loja só vende marcas japonesas de jeans e artigos de couro, além de camisas e acessórios. Os jeans têm uma textura diferente, mais dura e também mais resistente. As jaquetas de jeans e de couro são de cortar os pulsos mas se prepare, é tudo bem caro, no entanto vale o investimento. Além de serem artigos duráveis são raros, pois só em Tóquio ou nas lojas Self Edge de N.York e de Los Angeles é possível achar as marcas comercializadas ali.
714 Valencia Street
Tel: (415) 558-0658

Paxton Gate
Paxton Gate


Completando vinte anos de atividades a Paxton Gate é uma loja que não se sabe exatamente o que vende. Você vai encontrar bonsai, taxidermia, sabonetes e esqueletos de animais, além de chás e ervas. Seja o que Deus quiser, não procure definição e jogue-se na Paxton que, pelo jeito, fez escola na área, pois encontramos várias outras lojas onde não soubemos definir exatamente o que estava à venda… Aliás, não compramos nada.
824 Valencia Street
Tel: (415) 824-1872

Valência Optometry

Esta dica é pra você que, como eu, já passou dos 40 e sabe o que é a tristeza de precisar de um óculos multifocal no Brasil. É de enlouquecer, você procura em tudo quanto é lugar e não tem escapatória, vai ter que pagar pelo menos 4 vezes mais que o mesmo produto nos Estados Unidos, portanto a Valência Optometry é a dica do Bitsmag para quem quer fazer um par de óculos novo em São Francisco, ou comprar lentes de contato multifocais. A equipe é super amável e fizeram de tudo para achar as minhas lentes de contato que na verdade precisam ser encomendadas com antecedência. Eles conseguiram pra mim de um dia pro outro. Bom lembrar que a receita tem de ser recente, eles não vendem nada com receita antiga.
1000 Valencia Street
Tel: (415) 826-2020

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments

%d blogueiros gostam disto: