The Battle of Versailles será dirigido por Ava Du Vernay

The Battle of Versailles será dirigido por Ava Du Vernay

Competição de moda foi vencida por estilistas americanos nos anos 70

Se você estava com saudades de filmes com a moda como tema a espera não vai ser longa. A HBO vai produzir o novo filme de Ava Du Vernay, a diretora de Selma. The Battle of Versailles fala de um evento de moda que aconteceu em 1973 na França para levantar fundos para a reforma do Palácio de Versailles. A “batalha” de estilistas ocorreu entre cinco franceses (Yves Saint Laurent, Hubert de Givenchy, Pierre Cardin, Emanuel Ungaro e Marc Bohan) e cinco americanos (Oscar de la Renta, Bill Blass, Anne Klein, Halston e Stephen Burrows). Um outro fato bem interessante foi que entre as 30 modelos americanas que participaram dos desfiles, 10 eram afro-americanas. Celebridades compareceram em peso, como Andy Warhol e algumas desfilaram, como Marisa Berenson.

O filme é baseado no livro de Robin Givhan, The Battle Of Versailles: The Night American Fashion Stumbled Into The Spotlight And Made History, lançado em 2015. Em 2013 foi produzido um documentário sobre o evento, Versailles ’73: American Runway Revolution, disponível em DVD na Amazon americana. 

Como a batalha foi vencida pelos americanos, na época pouco reconhecidos no mundo da moda, a repercussão deste evento é enorme e histórica e influi na indústria da moda até hoje.

Entre os estilistas americanos estava o afro-americano Stephen Burrows, um pioneiro do “color block”. Suas criações cheias de cores fortes e contrastantes foram sua marca registrada, além de lançar modelos como Pat Cleveland.

Além de dirigir The Battle Of Versailles: The Night American Fashion Stumbled Into The Spotlight And Made History, Ava Du Vernay está escrevendo o roteiro em parceria com Michael Starrbury. Ainda não há data de lançamento. 

Ava também está escalada para dirigir um filme de ficção científica, Intelligent Life, que deve ser estrelado por Lupita Nyong’o.

Conteúdo relacionado:

 

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments