Complexo de artes da Fondazione Prada

Bitsmag
Detalhe do Bar Luce, criação de Wes Anderson para a Fondazione Prada
Detalhe do Bar Luce, criação de Wes Anderson para a Fondazione Prada

Bar de Wes Anderson e projeto de Rem Koolhaas agitam arte contemporânea em Milão

Apesar da Bienal de Veneza e de esporádicas incursões de empresas privadas e galerias, a arte contemporânea tem pouco espaço na Itália. A Fondazione Prada foi criada para preencher esse vácuo. Com 19 mil metros quadrados distribuídos em quatro edifícios, um antigo e três recém construídos, o complexo de artes da Prada será inaugurado este sábado, 9 de maio, em Milão. O projeto é do arquiteto holandês Rem Koolhaas.

Um grande pavilhão de exposições, uma torre, um cinema e um bar fazem parte do complexo que estreia este sábado, 9 de maio, com uma mostra de esculturas clássicas e a presença do diretor de cinema polonês Roman Polanski que vai apresentar um documentário e uma mostra de filmes de diretores que o influenciaram. Um programa bem variado de mostras de arte, exibição de filmes e projetos de filosofia já estão sendo agendados.

Ao contrário de outras fundações de arte de empresas privadas, como o Hangar Bicocca, da Pirelli, a Fondazione Prada tem uma coleção de arte própria que pertence a Miuccia Prada e seu marido, Fabrizio Bertelli. A Fondazione Prada é uma instituição independente do complexo de moda e existe desde 1993 promovendo simpósios de filosofia, festivais de cinema e mostras de arte contemporânea e arquitetura em Milão e Veneza.

O Bar Luce, criado pelo cineasta americano Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste), é inspirado nos históricos cafés de Milão e, como tem o toque super autoral do diretor de cinema, esse café é vintage, inspirado nos anos 50 e 60, com cores bem características de seus filmes, o rosa claro e o verde salva.

Wes Anderson acha que não há um ângulo específico para se apreciar o Bar Luce. Ele foi criado para a vida real e deve ter vários cantos legais para comer, beber, conversar, ler, etc. O espaço até que se presta para um cenário de filme, no entanto ele tem de ser melhor para se escrever um filme. Ele diz que tentou criar um bar onde ele gostaria de passar suas tardes não-ficcionais.

A onda de cineastas designers não é inédita. David Lynch já criou uma boate, o clube Silêncio, e um quarto de hotel em Paris.

Complexo de artes Fondazione Prada

Bitsmag