Festival do Rio 2013 – destaques

Bitsmag

WoodyAllenFading

Apesar do número recorde de documentários os grandes nomes do cinema mundial estão presentes na programação

woodyallen-gigolo

Apesar do número recorde de documentários os grandes nomes do cinema mundial estão presentes na programação

Foi dada a largada para mais uma maratona cinéfila carioca. O Festival do Rio 2013 fica em cartaz de 27 de setembro a 10 de outubro promovendo a exibição de filmes, encontros com diretores e astros de cinema e uma plataforma de negócios, o Rio Market.

Este ano o festival tem uma ênfase nos documentários, mas os grandes nomes do cinema também estão presentes. Woody Allen está na programação tanto como diretor, com seu último filme, Blue Jasmine, como também como ator em Fading Gigolo, filme dirigido pelo ator John Turturro. Em Blue Jasmine Woody Allen pelo jeito acerta mais uma vez, já que a crítica tem adorado o filme que tem Alec Baldwin, Sally Hawkins, Cate Blanchett e o comediante Louis CK no elenco. Em Fading Gigolo Woody Allen interpreta Murray que, por conta de suas dificuldades financeiras, acaba virando cafetão do amigo Fioravante (John Turturro). No elenco estão ainda Sharon Stone, Sofia Vergara e Liev Shreiber que anda em grande fase a está estrelando a ótima série Ray Donovan, em cartaz na HBO.

Depois de uma bem sucedida parceria cult, Ryan Gosling volta a trabalhar com o diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn em Apenas Deus Perdoa, interessante suspense que se passa em Bangkok. Quem rouba a cena é Kristin Scott Thomas como uma perigosa mafiosa.

Nebraska vem cotado para o Oscar e já com o prêmio de atuação em Cannes na bagagem. O filme de Alexander Payne (Sideways – Entre Umas e Outras) é a história de um homem no final da vida, com problemas de memória e que faz uma viagem de reencontro com seu passado, ao lado do filho.

Night Moves traz ao Brasil Dakota Fanning que participa de sessão de gala no cine Odeon no sábado, às 19h15min. O filme mostra a luta dos ativistas clandestinos Josh, Dena e Harmon e sua atuação eco-terrorista na tentativa de explodir uma represa. Jesse Eisenberg e Peter Saarsgaard estão no elenco do filme produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira (Frances Ha, Heleno, O Cheiro do Ralo). Night Moves venceu o festival de cinema americano de Deauville este ano.

Spring Breakers: Garotas Perigosas, de Harmony Korine (Mister Lonely) tem James Franco, Vanessa Hudgens e Selena Gomez no elenco mostrando uma visão sombria do famoso feriado escolar americano.

O diretor Lee Daniels, que estourou em 2009 com Preciosa, vem cotado para o Oscar com O Mordomo da Casa Branca, inspirado na vida de Eugene Allen, mordomo da Casa Branca por 34 anos. No elenco estão Forest Whitaker, John Cusack, Oprah Winfrey, Terence Howard e Robin Williams. Lee Daniels tem ainda outro filme na programação, Obsessão, título que deu a Nicole Kidman uma indicação ao Globo de Ouro como atriz coadjuvante. Nicole atua ao lado de Zac Efron, Matthew McConaughey, John Cusack e Macy Gray.

Figura fácil nos festivais de cinema, Jim Jarmusch envia seu mais novo filme ao Festival do Rio. Only Lovers Left Alive foi indicado à Palma de Ouro em Cannes e tem Tilda Swinton, Mia Wasikowska e John Hurt no elenco em mais uma história de vampiros, esta bem romântica.

Jarmusch viu a Palma de Ouro fugir de sua mão em Cannes por conta do filme Heli, do mexicano Amat Escalante, destaque do Festival do Rio 2013. O diretor estará presente em sessão de gala dia 3 de outubro no Estação Rio 2, às 21h15min. O filme mostra um retrato da sociedade mexicana com cenas bem realistas de violência.

Falando em violência e realismo, o documentário Guerras Sujas mostra o trabalho do jornalista invesigativo Jeremy Scahill cobrindo as ações do Comando de Operações Especiais Conjuntas (JSOC), a mais secreta elite do exército americano, presente no Afeganistão, no Iêmen e na Somália e cujas operações e bombardeios não constam dos registros oficiais. Jeremy Scahill estará presente na sessão de sábado no Estação Botafogo 1, às 16 horas.

Trinta anos depois Godfrey Reggio retorna com sua parceria com Philip Glass. Visitantes, que tem apenas uma sessão programada para sexta, 4 de outubro às 19h15min no cinema Odeon, segue o estilo celebrado do diretor, eternizado por Koyaanisqatsi, Powaqqatsi e Naqoyqatsi mostrando uma reflexão sobre a humanidade em uma ópera sem falas.

O vencedor de Sundance este ano, Fruitvalle Station, também está na programação do Festival do Rio 2013. Produzido por Forest Whitaker, o filme mostra a história verídica de Oscar Grant cuja breve vida foi alterada por uma tragédia.

E você, em quais filmes aposta na programação do Festival do Rio 2013?

Bitsmag