ArtRio traz a galeria de Takashi Murakami

Lotus Child de Chiho Aoshima

Kaikai Kiki reúne os artistas do movimento Superflat

Lotus Child 3 de Chiho Aoshima - galeria Kaikai Kiki

 

Lotus Child (ED 3) – Chiho Aoshima (2010)

Kaikai Kiki reúne os artistas do movimento Superflat

De 12 a 16 de setembro próximos o Rio de Janeiro sedia a segunda edição da feira ArtRio. Ocupando os galpões 2, 3, 4 e 5 e o Anexo 4 do Píer Mauá o evento espera receber cerca de 60 mil visitantes e movimentar 150 milhões de reais.

Um comitê de galeristas brasileiros como Eduardo Brandão (Galeria Vermelho, SP), Juliana Cintra (Galeria Silvia Cintra + Box 04, RJ), Alberto Magnan (Galeria Magnan Metz, SP) e Mathew Wood (Galeria Mendes Wood, SP) escolheu as 120 galerias participantes, sendo 50% internacionais. Entre essas estão algumas das mais importantes galerias de arte contemporânea do mundo como a Gagosian dos Estados Unidos que, entre outros, representa Jeff Koons e Cindy Sherman, a White Cube do Reino Unido (Damien Hirst e Gilbert&George) e a Kaikai Kiki, de Takashi Murakami, do Japão.

Murakami é um dos maiores exemplos na arte atual de artista empresário. Ao lado de Jeff Koons e Damien Hirst, Murakami tem uma estratégia mercadológica espetacular e muito bem sucedida onde ele dirige uma corporação que envolve tudo que é derivado de seu trabalho como licenciamento de suas imagens, produtos e a propagação de um movimento do qual ele é o mentor, o Superflat. No intuito de solidificar esse estilo Murakami pegou para si a tarefa de não só criar obras como também de agir como curador de uma galeria que reúne artistas que se identificam com sua estética.

O Superflat é o movimento artístico que se inspira e ao mesmo tempo critica a cultura “otaku”, dos amantes de manga e anime, maior manifestação da cultura pop japonesa depois da segunda guerra. Esses artistas, da mesma forma como o próprio Murakami, trabalham desafiando as fronteiras de suas disciplinas, flertando sempre com os limites e provocando o diálogo entre tipos de cultura.

A galeria Kaikai Kiki vai aportar pela primeira vez no Rio de Janeiro, trazendo para os cariocas a oportunidade de conhecer os artistas do Superflat. Entre eles está Chiho Aoshima (foto) cujo trabalho é bem representativo desse movimento mas também se identifica bastante com o pop-surrealismo norte-americano.

Saiba mais sobre o movimento Superflat:

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments

%d blogueiros gostam disto: