Queens of the Dead reúne zumbis e drag queens no Brooklyn


Bitsmag

Horror fofo de filha de George Romero traz o gênero terror para o mundo queer

Tina Romero é uma das filhas do célebre cineasta George Romero, criador daquele que é provavelmente o maior título no gênero zumbi, A Noite dos Mortos-Vivos (The Night Of The Living Dead). Tina acaba de lançar no Festival de Tribeca sua leitura queer de filme de zumbis. Queens of the Dead, que está na programação do Festival do Rio e estreia nos Estados Unidos em 24 de outubro, é uma comédia de horror que se passa no Brooklyn, em N.York. 

A diretora apresenta uma versão bem humorada envolvendo drag queens e comediantes da cena local, sendo algumas das mais conhecidas a hilária Margaret Cho. 

Quem viu o seriado Pose vai reconhecer Dominique Jackson no elenco. A drag Nina West, estrela do Drag Race de RuPaul também está em Queens of the Dead, bem como a superestrela drag novaiorquina Julie J. e as atrizes trans Becca Blackwell, Jack Haven e Katie O’Brian. 

O’Brian (O Amor Sangra) faz o papel de Dre, uma promoter de festas e DJ que está organizando um show drag quando explode um apocalipse zumbi no Brooklyn.

A partir daí drag queens e club kids se unem para combater mortos-vivos famintos por cérebros. A narrativa passa por resolução de conflitos pessoais onde todos precisam exibir suas habilidades e seus looks extravagantes para enfrentar a ameaça zumbi. É horror-comédia, cultura queer e ação eletrizante. 

O filme está super mal colocado na programação do Festival do Rio, em dois horários péssimos, no meio da tarde, em cinemas mínimos. Parece que encaixaram de qualquer jeito o filme, nem se sabe para que trazem. 

Aliás o evento, de uns anos para cá, programa 3 ou 4 filmes “oscarizáveis” que vão estrear no máximo em dois meses, e joga de qualquer jeito uma extensa programação, mas não faz nada para valorizar. Fico com pena dos cineastas que tem sua obras no evento. 

Bitsmag