Curadora de arte fictícia escolhe obras para leilão da Sotheby’s
Uma venda de obras de novos artistas em ascensão, como Marc Quinn, Sarah Thibault e outros, tem a curadoria do perfil de Instagram JerryGogosian. O perfil é criado por Hilde Lynn Helphenstein e publica diariamente memes relacionados ao mundo das artes plásticas, com muito humor e também reflexão. Desde a abertura do perfil em 2019, Helphenstein tem feito críticas a todas as peças do jogo das artes, dos grandes galeristas a artistas, sempre focando nos usuais dramas do meio.
Hilde fez diversas pesquisas em seu perfil de Instagram para conseguir indicações dos artistas mais apropriados para este leilão. Usou a página “explore” para conhecer novos artistas e dessa forma chegou aos nomes escolhidos. Alguns são artistas já renomados como Quinn que já teve mostras solo na Tate Britain e na Bienal de Veneza.
O Instagram é, de longe, o instrumento número um para se desbravar o mundo das artes. Do início da carreira ao sucesso meteórico de um artista, o algoritmo é notificado do que é interesse do usuário, seja um certo artista ou estilo de arte e a Inteligência Artificial faz o trabalho.
disse Hilde.
O quadro de Marc Quinn custa 250 mil dólares e é o mais caro do leilão. Trabalhos de Day-Lewis e Sarah Thibault tem preços bem menores, como 11 mil e quinhentos e 15 mil dólares.
O leilão Suggested Followers: How The Algorithm is Always Right está em curso até 3 de outubro na Sotheby’s de N.York e online, pela plataforma Buy Now.