Leilão vende obras sugeridas pelo Instagram


Bitsmag

Curadora de arte fictícia escolhe obras para leilão da Sotheby’s

Uma venda de obras de novos artistas em ascensão, como Marc Quinn, Sarah Thibault e outros, tem a curadoria do perfil de Instagram JerryGogosian. O perfil é criado por Hilde Lynn Helphenstein e publica diariamente memes relacionados ao mundo das artes plásticas, com muito humor e também reflexão. Desde a abertura do perfil em 2019, Helphenstein tem feito críticas a todas as peças do jogo das artes, dos grandes galeristas a artistas, sempre focando nos usuais dramas do meio.

Esta colaboração é uma homenagem à visão bem humorada do mundo da arte de Jerry. É fruto de nossa aposta em promover acesso à arte utilizando as mídias sociais para descobrir e enaltecer artistas.

Harrison Tenzer, chefe da divisão de estratégia digital para leilões da Sotheby’s

Hilde fez diversas pesquisas em seu perfil de Instagram para conseguir indicações dos artistas mais apropriados para este leilão. Usou a página “explore” para conhecer novos artistas e dessa forma chegou aos nomes escolhidos. Alguns são artistas já renomados como Quinn que já teve mostras solo na Tate Britain e na Bienal de Veneza.

 

O Instagram é, de longe, o instrumento número um para se desbravar o mundo das artes. Do início da carreira ao sucesso meteórico de um artista, o algoritmo é notificado do que é interesse do usuário, seja um certo artista ou estilo de arte e a Inteligência Artificial faz o trabalho.

disse Hilde.

O quadro de Marc Quinn custa 250 mil dólares e é o mais caro do leilão. Trabalhos de Day-Lewis e Sarah Thibault tem preços bem menores, como 11 mil e quinhentos e 15 mil dólares. 

O leilão Suggested Followers: How The Algorithm is Always Right está em curso  até 3 de outubro na Sotheby’s de N.York e online, pela plataforma Buy Now.

Bitsmag