É Tudo Verdade 2015


Bitsmag

Edward Snowden Gives First Interview In Russia

Com documentário vencedor do Oscar na programação festival comemora 20 anos

Está em cartaz no Rio e em São Paulo o mega festival de documentários de Amir Labaki, o É Tudo Verdade. Este ano o festival conta com o filme ganhador do Oscar, Cidadaoquatro, realizado por Laura Poitras.

Cidadaoquatro mostra uma das questões mais importantes da atualidade: a vigilância do cidadão normal. Edward Snowden, um programador ex-funcionário da CIA e da NSA, as duas agências de inteligência americana, é responsável pela delação do maior escândalo de vigilância da atualidade. Segundo as revelações de Snowden, que hoje vive exilado na Rússia, todo e qualquer cidadão pode e é vigiado, basta ter um telefone celular ou acessar a internet.

Laura Poitras na verdade foi escolhida pelo próprio Snowden para realizar o documentário que mostra todo o esquema montado pelo rapaz para levar ao público as informações. A documentarista e o advogado e jornalista Glen Greenwald, receberam de Edward Snowden todos os documentos que comprovam suas afirmações. Greenwald, que mora no Brasil, escreve para o jornal britânico The Guardian. O filme é tudo que se espera de um documentário: mostra um tema relevante e ao mesmo tempo conta uma história com suspense, drama e sentimento.

Além de Cidadaoquatro, sem dúvida o maior destaque do É Tudo Verdade 2015, o festival comemora sua vigésima edição com 109 documentários de 31 países, 16 estreias mundiais e uma homenagem ao centenário de Orson Welles. O festival está com tanto prestígio que a competição vale inclusive para o Oscar, na categoria curta-metragem.

Uma aposta do Bitsmag na programação do festival é o documentário Eu Sou Carlos Imperial, de Ricardo Calil e Renato Terra, realizadores do ótimo Uma Noite em 67. Outra aposta é o documentário O Que Houve Srta Simone?, sobre a cantora Nina Simone. Uma produção do portal streaming Netflix o documentário está fazendo o circuito de festivais e em breve estará disponível no site.

Confira a programação completa em São Paulo

Confira a programação completa no Rio de Janeiro

Bitsmag